O Campeonato Brasileiro de Para Snowboard 2024 encerrou nesta terça-feira, 5 de novembro, no Snowland, parque temático de neve em Gramado (RS). Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), o evento reuniu alguns dos principais atletas da modalidade Banked Slalom, que disputaram em duas categorias: deficiências em membros superiores e inferiores, com provas realizadas em duas descidas, nas quais precisaram desviar dos obstáculos no percurso.

A competição, que ocorre anualmente no Snowland, reflete a parceria entre o parque e a CBDN, estabelecida desde 2018. Segundo Rafaella Malafaia, supervisora da CBDN, essa colaboração é essencial para o desenvolvimento da modalidade no Brasil. “Ela iniciou em 2018, junto com a criação do Núcleo de Treinamento, garantindo um local para a prática da modalidade com o auxílio de instrutores e acesso a materiais esportivos”, afirma. Todas as edições do campeonato foram realizadas no Snowland, onde os atletas têm acesso a uma estrutura que simula condições de competições internacionais.

O evento também tem um papel relevante na carreira dos atletas. Além de ser uma oportunidade de aprimorar as técnicas desenvolvidas nos treinos semanais, o campeonato contribui para o credenciamento dos competidores em competições internacionais e na obtenção de bolsas esportivas. “Além de ser um estímulo competitivo, o Campeonato é válido também para credenciamento em convocações no exterior e concessão de bolsas para os atletas”, explica a CBDN.

Com o objetivo de ampliar a presença brasileira em eventos como os Jogos Paralímpicos de Inverno, o Núcleo de Treinamento da CBDN trabalha para descobrir novos talentos. “Atletas que vieram do núcleo já tiveram conquistas memoráveis, como títulos em campeonatos continentais na América do Sul e Europa e participações em Copas do Mundo de Para Snowboard”, destaca Malafaia.

Para Camila Cassiano, gerente geral do Snowland, sediar o Campeonato Brasileiro de Para Snowboard reafirma o compromisso do parque com a inclusão e desenvolvimento dos esportes de neve no Brasil. “Há sete anos nossa equipe trabalha juntamente com a CBDN para garantir que tenham acesso a mesma estrutura encontrada em grandes campeonatos internacionais”, comenta, destacando a experiência única proporcionada pelo Snowland no cenário brasileiro.