Gramado (RS) – A Copa Airlines retoma operações no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a partir de 18 de dezembro, com um voo direto para a Cidade do Panamá. A conexão marca a volta da companhia ao Rio Grande do Sul após interrupções devido à pandemia e a enchentes recentes, reafirmando seu compromisso com o mercado local. Para celebrar o retorno, a companhia promete um evento especial para o primeiro voo de retorno. Inicialmente, a rota contará com quatro frequências semanais — às terças, quintas, sextas e domingos —, com planos de torná-la diária a partir de maio de 2024.
Presente no Rio Grande do Sul há 13 anos, a Copa Airlines vê o mercado gaúcho como essencial para sua operação. A rota de Porto Alegre, que apresenta um histórico sólido de demanda, se destaca pela sua independência em relação a outras operações no país, como a nova rota para Florianópolis, lançada em fevereiro de 2024. Raphael de Lucca, gerente nacional da Copa Airlines, reforça que ambas as rotas operam de maneira independente e que a resposta do público gaúcho à retomada das operações tem sido positiva, sem afetar o desempenho da rota catarinense.
A Copa Airlines enxerga um grande potencial de crescimento no Brasil, segundo maior mercado da companhia, atrás apenas dos Estados Unidos. Porém, um dos desafios enfrentados para a expansão é a falta de aeronaves, causada por atrasos nas entregas da Boeing devido a questões de produção e greves recentes. A empresa tinha a expectativa de receber 11 aeronaves este ano, mas apenas três foram entregues até agora.
“A Copa Airlines tem planos para aumentar a frequência nas rotas já existentes e explorar novos destinos no Brasil. No entanto, para que esse crescimento ocorra, é necessário resolver a questão da disponibilidade de aeronaves”, explica de Lucca. A meta inicial da empresa era alcançar um crescimento de 40% em quatro anos globalmente, mas as projeções estão sendo ajustadas com base na disponibilidade futura de equipamentos.
Além disso, a Copa Airlines está trabalhando para atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil, especialmente para o Rio Grande do Sul, com o objetivo de contribuir para a economia local. O voo de Porto Alegre é considerado estratégico para esse plano, já que, historicamente, a rota era composta majoritariamente por brasileiros saindo do país. “A Copa já iniciou diálogos com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul para promover o estado internacionalmente. A intenção é diversificar o público, trazendo mais estrangeiros para fortalecer o mercado regional e tornar o turismo mais sustentável”, afirma o gerente.
As vendas da rota Porto Alegre–Panamá têm apresentado um desempenho promissor, com a ocupação média acima de 50% para dezembro, segundo de Lucca. A companhia trabalha com um índice de ocupação geral entre 80% e 85%, e as projeções para o voo de Porto Alegre indicam uma curva de crescimento que promete consolidar a rota. Florianópolis também mantém números positivos de ocupação, o que reforça o potencial dos mercados da região Sul para a companhia.
Outro diferencial promovido pela Copa Airlines é o programa Panamá Stopover, que permite aos passageiros estenderem sua estadia na Cidade do Panamá por até sete dias sem custo adicional no bilhete. “O stopover é uma excelente oportunidade para que os brasileiros conheçam o Panamá. É um convite ao turismo urbano e de natureza, complementando destinos de praia e resorts, como Punta Cana e Orlando”, destaca de Lucca. Ele reforça ainda o papel fundamental dos agentes de viagem, incentivando-os a promover essa possibilidade aos clientes como forma de diversificar a experiência.
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