A Embratur participa do Web Summit Lisboa, um dos principais eventos de tecnologia e inovação no mundo, levando ao estande brasileiro cinco startups aceleradas pelo EmbraturLAB em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae. A delegação, composta pelas startups Ifriend, Destinos Inteligentes, Glocal Audioguide, Diáspora Black e Etrilhas, apresentará soluções tecnológicas e sustentáveis que impulsionam o turismo brasileiro. Além disso, a startup Fubá Educação Ambiental também se integra ao evento.
O evento, que acontece de 11 a 14 de novembro e deve atrair cerca de 70 mil participantes, oferece uma plataforma para networking com investidores e oportunidades para a internacionalização dessas turistechs. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou o impacto da participação da Fubá Educação Ambiental: “A parceria com a Energy Hub, gestora do Porto Maravalley, nos permitiu articular a participação de outra turistech, a Fubá Educação Ambiental, que vai apresentar o app BoRa Parque Lage, desenvolvido em parceria com o EmbraturLAB, e outros apps BoRas que promovem a educação ambiental em destinos turísticos brasileiros oferecendo experiências imersivas, inclusivas e sustentáveis.”
Inovação no turismo brasileiro
Cada uma das startups se destaca em diferentes áreas de inovação no turismo. A Ifriend conecta viajantes a guias locais, enquanto a Destinos Inteligentes traz uma solução de gestão com análise de dados. A Glocal Audioguide expande suas operações em Lisboa, oferecendo passeios audioguiados e geolocalizados. A Diáspora Black valoriza a herança cultural da população negra, e a Etrilhas se foca em sustentabilidade e desenvolvimento local com ferramentas adaptáveis para o turismo de natureza.
Para Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, a ação reforça o papel do EmbraturLAB na transformação digital do turismo: “Neste ano, iremos, juntamente com a Apex, levar cinco startups que participaram dos editais de acelerações e provas de conceitos em diferentes projetos durante o primeiro ano de existência do EmbraturLAB. A Embratur vai mostrar essas experiências que impactam, com tecnologia, inovação, sustentabilidade, cultura e dados, o turismo e os destinos turísticos brasileiros, atraindo ainda mais o turista internacional. É fundamental que o setor de tecnologia olhe para o turismo como potencial de bons negócios. Novas soluções são importantes para dinamizar ainda mais o setor.”
Durante o Web Summit, as startups participarão de competições de pitch, masterclasses, reuniões com investidores internacionais e showcases, fortalecendo sua presença no cenário global de inovação. Além de Gevaerd, integram a equipe da Embratur o gerente de Inovação, Edivaldo Reis, a coordenadora de Inovação do EmbraturLAB, Renata Gobert, e a representante do Escritório Internacional da Embratur em Lisboa, Larissa Ushizima.
Agenda