BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Embratur leva startups brasileiras para o Web Summit em Lisboa

A Embratur participa do Web Summit Lisboa, um dos principais eventos de tecnologia e inovação no mundo, levando ao estande brasileiro cinco startups aceleradas pelo EmbraturLAB em parceria com a ApexBrasil e o Sebrae. A delegação, composta pelas startups Ifriend, Destinos Inteligentes, Glocal Audioguide, Diáspora Black e Etrilhas, apresentará soluções tecnológicas e sustentáveis que impulsionam o turismo brasileiro. Além disso, a startup Fubá Educação Ambiental também se integra ao evento.

O evento, que acontece de 11 a 14 de novembro e deve atrair cerca de 70 mil participantes, oferece uma plataforma para networking com investidores e oportunidades para a internacionalização dessas turistechs. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou o impacto da participação da Fubá Educação Ambiental: “A parceria com a Energy Hub, gestora do Porto Maravalley, nos permitiu articular a participação de outra turistech, a Fubá Educação Ambiental, que vai apresentar o app BoRa Parque Lage, desenvolvido em parceria com o EmbraturLAB, e outros apps BoRas que promovem a educação ambiental em destinos turísticos brasileiros oferecendo experiências imersivas, inclusivas e sustentáveis.”

Inovação no turismo brasileiro

Cada uma das startups se destaca em diferentes áreas de inovação no turismo. A Ifriend conecta viajantes a guias locais, enquanto a Destinos Inteligentes traz uma solução de gestão com análise de dados. A Glocal Audioguide expande suas operações em Lisboa, oferecendo passeios audioguiados e geolocalizados. A Diáspora Black valoriza a herança cultural da população negra, e a Etrilhas se foca em sustentabilidade e desenvolvimento local com ferramentas adaptáveis para o turismo de natureza.

Para Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, a ação reforça o papel do EmbraturLAB na transformação digital do turismo: “Neste ano, iremos, juntamente com a Apex, levar cinco startups que participaram dos editais de acelerações e provas de conceitos em diferentes projetos durante o primeiro ano de existência do EmbraturLAB. A Embratur vai mostrar essas experiências que impactam, com tecnologia, inovação, sustentabilidade, cultura e dados, o turismo e os destinos turísticos brasileiros, atraindo ainda mais o turista internacional. É fundamental que o setor de tecnologia olhe para o turismo como potencial de bons negócios. Novas soluções são importantes para dinamizar ainda mais o setor.”

Durante o Web Summit, as startups participarão de competições de pitch, masterclasses, reuniões com investidores internacionais e showcases, fortalecendo sua presença no cenário global de inovação. Além de Gevaerd, integram a equipe da Embratur o gerente de Inovação, Edivaldo Reis, a coordenadora de Inovação do EmbraturLAB, Renata Gobert, e a representante do Escritório Internacional da Embratur em Lisboa, Larissa Ushizima.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

EUA criam taxa extra de US$...

Nova cobrança eleva o custo total para US$ 435; medida ainda não tem data definida para entrar em vigor, mas já preocupa viajantes e o setor de turismo internacional

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Curitiba receberá primeiro espetáculo natalino da...

Atração inédita integrará a maior programação de Natal do país e terá apresentações no Parque Barigui em dezembro

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS