A Fecomércio RJ apresentou recentemente uma pesquisa que evidencia a percepção positiva do Rio de Janeiro entre turistas nacionais e estrangeiros. Conduzida pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), a sondagem abordou aspectos como segurança, hospitalidade, sustentabilidade e a popularidade de plataformas digitais para hospedagem. A apresentação ocorreu durante a reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur Fecomércio RJ), com participação de Otavio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ, e João Gomes, diretor-executivo do IFec RJ.
Realizada entre 27 de agosto e 1º de setembro, com 1.001 visitantes no Pão de Açúcar e Corcovado, a pesquisa revela uma visão otimista dos turistas quanto à segurança no Rio. Dos entrevistados, 66,3% expressaram uma percepção positiva sobre segurança durante a visita, uma mudança significativa em relação às expectativas antes da estadia, que registravam apenas 32,4% de otimismo. No entanto, 10,9% dos entrevistados ainda mencionaram insatisfação devido à sensação de insegurança e a notícias negativas.
Outro ponto de destaque é a demanda por práticas sustentáveis na hospedagem. Segundo o levantamento, 81,2% dos visitantes consideram importante ou muito importante que os hotéis tenham iniciativas de sustentabilidade, e 76,7% estariam dispostos a pagar mais por acomodações ecologicamente responsáveis. Esse dado reforça a importância do compromisso ambiental para o trade turístico carioca, principalmente para atrair um público com essa sensibilidade.
A pesquisa também revelou a consolidação das plataformas digitais como opção de hospedagem, com um aumento no uso de serviços como o Airbnb, que este ano foram escolhidos por 23,4% dos turistas, em comparação aos 17,5% do ano anterior. O principal motivo citado por 48,9% dos entrevistados foi o preço acessível dessas opções, que têm sido preferidas em detrimento dos hotéis, cuja procura caiu para 60,5% em 2024, de acordo com o IFec RJ.
A pesquisa apontou ainda que o Rio é um destino acessível para 85,6% dos turistas estrangeiros, e 90,9% consideram a cidade hospitaleira. “A Fecomércio RJ ao elaborar pesquisas científicas sobre o turismo, a rigor, busca contribuir com as esferas pública e privada, mediante a obtenção de diagnósticos e informações que destacam a relevância estratégica que o setor possui para o desenvolvimento do nosso estado, como uma prioridade”, declarou Otavio Leite.
A apresentação da pesquisa contou com representantes de várias entidades do setor, incluindo a Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado do Rio, Visit Rio, e o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio, entre outros.
Agenda