A quarta edição da Jornada Sustentável do Beach Park, realizada na última terça-feira (5), promoveu um dia de intensas discussões e aprendizado no Espaço Azul do Mar. O evento reuniu especialistas em conservação ambiental e educação para compartilhar experiências e debater os avanços e desafios na preservação da biodiversidade e no manejo sustentável dos ecossistemas. O foco esteve na reabilitação de espécies nativas do Ceará e do Brasil, ressaltando também a importância do engajamento das comunidades locais para a proteção da fauna e a preservação dos biomas.
A programação do dia incluiu o lançamento do Edital de Apoio para Programas de Refaunação e Reabilitação de Animais Silvestres, promovido pelo Beach Park por meio de seu parque ambiental, o Arvorar. Com essa iniciativa, serão oferecidos entre R$ 20 mil e R$ 100 mil para projetos que visem o aprimoramento de técnicas de reabilitação e soltura de animais em cativeiro. “A sustentabilidade é possível e acessível para todos, e juntos podemos construir um futuro mais verde e próspero”, declarou Raíssa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Beach Park, durante a abertura do evento.
Painéis e palestras ao longo do dia trouxeram à tona as estratégias e os desafios enfrentados para reintroduzir espécies ameaçadas ao habitat natural, em um esforço conjunto de instituições como a ONG Aquasis, a Associação Caatinga e o Instituto Fauna Brasil. Camila Martins, fundadora da consultoria Em.prática, ressaltou que “não basta só falarmos para nós mesmos” e enfatizou a necessidade de expandir o diálogo para alcançar diversos públicos, promovendo uma conexão emocional com a natureza.
Outro destaque foi o projeto Refauna Arvorar, que atua no repovoamento de aves ameaçadas, como a Jandaia-verdadeira e o Periquito Cara-suja. “Esse projeto é o coração do Arvorar”, afirmou Leanne Soares, gerente do parque, lembrando o potencial de expansão da iniciativa para outras espécies.
A programação do evento, que segue até 8 de novembro, inclui uma imersão na Reserva Natural Serra das Almas, onde os participantes poderão conhecer o local de reintrodução das espécies e participar de atividades que promovem o repovoamento de fauna e a preservação de espécies ameaçadas.
Agenda