A Accor tem reforçado a importância das Américas em sua estratégia de crescimento global, destacando a região como um dos principais motores de expansão para o grupo. Em recente visita à região, Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), ressaltou o papel fundamental da região nas ambições de desenvolvimento do grupo.

Com a divisão PM&E representando 90% dos hotéis da Accor e gerando 70% das receitas do grupo, a meta é expandir o portfólio de hotéis PM&E nas Américas de 450 para 600 unidades até 2027. “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiência financeira e desenvolvimento rápido e sustentável. A Accor está totalmente comprometida em apoiar a comunidade local e o crescimento econômico à medida que expandimos nosso portfólio”, comentou Morin.

Durante sua viagem ao Brasil e ao México, Morin destacou a importância do Brasil, que concentra quase 330 dos 450 hotéis PM&E na região, além de citar o México como um dos pilares da estratégia do grupo. O país, um dos 10 destinos mais visitados do mundo, é um ponto de entrada para o turismo internacional nas Américas. Além disso, a América Latina tem mostrado um enorme potencial de crescimento, com países como Peru, Argentina, Chile e Colômbia se destacando pela diversidade cultural e natural.

Expansão e novas marcas

Morin também anunciou novos projetos que serão inaugurados até o final de 2024, incluindo o ibis Styles Maragogi (Alagoas), o primeiro hotel da marca “pé na areia” nas Américas, e o Ibis budget Guarulhos Airport (São Paulo), o segundo maior hotel do Brasil em termos de número de quartos. Além das marcas consolidadas, a Accor está lançando novas opções na região, como Handwritten Collection e TRIBE. A Handwritten Collection, que estreou em 2023, oferece uma curadoria única para seus hotéis, celebrando as personalidades dos anfitriões. A TRIBE, com design moderno, abrirá novas unidades em Medellín (Colômbia) e Belo Horizonte (Brasil) em 2025.

Sustentabilidade como prioridade

A sustentabilidade continua a ser um dos pilares da Accor, com o objetivo de reduzir a pegada de carbono em 46% até 2030 e alcançar a neutralidade até 2050. A crescente demanda por opções de hospedagem sustentáveis também foi destacada, com uma pesquisa da Accor mostrando que 70% dos viajantes consideram fatores ESG ao escolher suas acomodações.

Tendências sociais e a experiência ‘bleisure’

Morin também apontou o crescimento das viagens “bleisure”, que combinam negócios e lazer. A Accor está adaptando sua oferta de hotéis para atender a esse perfil de viajante, com ênfase em entretenimento e experiências gastronômicas. A empresa possui mais de 1.200 bares e restaurantes nas Américas, investindo no fator de atração tanto para hóspedes quanto para moradores locais.

Participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Antes de retornar à sede da Accor na França, Morin destacou o sucesso da rede como patrocinadora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A Accor gerenciou a hotelaria na Vila Olímpica e proporcionou experiências exclusivas aos membros do programa de fidelidade ALL, além de patrocinar atletas da “ALL Champions Family”.