A CCR Aeroportos conquistou, no último dia 12, o selo Green Airport Recognition 2024, atribuído pelo Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina & Caribe, durante a conferência anual realizada em Guadalajara, México. A premiação reconhece os esforços da concessionária no Projeto Circula, uma ação que se destaca por suas práticas de sustentabilidade nas obras de revitalização e modernização dos aeroportos sob sua gestão.
O Projeto Circula tem como base os princípios da economia circular, buscando minimizar os impactos ambientais através da reutilização e reaproveitamento de materiais. O objetivo foi otimizar os recursos no processo de revitalização de equipamentos essenciais para a operação dos aeroportos, como pontes de embarque, longarinas e esteiras de bagagem, que estavam desatualizados e fora das normas técnicas. A solução para esses desafios envolveu a aplicação de métodos como o reparo e recondicionamento, ao invés da substituição dos ativos, promovendo uma economia de R$ 42,8 milhões.
“Desde o início, soube que teríamos um grande desafio pela frente. Foi necessário ter um olhar muito atento e criterioso para conseguir gerenciar todas as obras simultaneamente e acompanhar cada uma das etapas para que tudo estivesse sempre alinhado aos objetivos do Projeto. Esse reconhecimento reforça nossa capacidade de buscar novas soluções, gerando valor e destacando o esforço de todas as pessoas envolvidas e alinhadas ao nosso propósito”, comenta Aline Kurebayashi, Gerente Executiva de Engenharia da CCR Aeroportos.
Além da economia gerada, que resultou na redução de 78% em comparação à compra de novos ativos, o projeto também contribuiu para a prolongação da vida útil dos materiais por até 15 anos. Em números, foram reaproveitados 576 toneladas de materiais metálicos e outros componentes, e 100% dos resíduos de fresagem das pistas de pouso foram reutilizados.
Rose Morais, Coordenadora de Sustentabilidade da CCR Aeroportos, destaca a importância de continuar com iniciativas que contribuem para a preservação ambiental. “Isso mostra que nós, enquanto empresa, precisamos ter um olhar cada vez mais atento a tudo que possa contribuir com a sustentabilidade, através da economia circular e com isso a preservação dos recursos naturais.”
O Projeto Circula também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como os de Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), e Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13). A implementação das práticas sustentáveis reflete o compromisso da CCR Aeroportos com um futuro mais responsável.
Outros aeroportos da CCR também foram premiados
Além da premiação do Projeto Circula, outros aeroportos do portfólio da CCR Aeroportos receberam reconhecimento durante a conferência. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, operado pelo consórcio BH Airport, foi renovado no Nível 3+ do Programa Airport Carbon Accreditation, destacando-se como o único aeroporto carbono neutro do Brasil. O Aeroporto Internacional de Quito e o Aeroporto Internacional Juan Santamaria, na Costa Rica, também foram premiados por suas iniciativas de descarbonização e reaproveitamento de resíduos.
“É muito gratificante receber o Green Aiport Recognition 2024, pois ele destaca o compromisso que a CCR Aeroportos tem com a inovação e prover serviços de infraestrutura para mobilidade sustentável”, afirma Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos.
Agenda