A Aviva, empresa responsável pelos destinos Hot Park e Rio Quente Resorts, em Goiás, e Costa do Sauípe, na Bahia, neutralizou 100% das suas emissões de carbono relativas ao ano de 2023. A companhia também recebeu a certificação de Empresa Carbono Neutro 2024 pela O’green, especializada na gestão de emissões de gases de efeito estufa, que validou os créditos de carbono emitidos pela Onu.
A neutralização das emissões foi alcançada por meio de duas principais ações: redução de gases de efeito estufa (GEE) e a compra de créditos de carbono certificados. Segundo Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva, a companhia conseguiu reduzir suas emissões em 44,75% na Costa do Sauípe e 31,57% no complexo de Rio Quente, incluindo o resort e o parque aquático, em comparação com 2022. Essas reduções são resultados de diversas iniciativas, como a diminuição do uso de fertilizantes, gases refrigerantes, gás GLP e óleo diesel, além de melhorias no tratamento de efluentes.
Além disso, a Aviva implementou práticas sustentáveis, como a instalação de uma usina fotovoltaica no complexo Rio Quente, que atualmente abastece 25% da energia consumida no local.
Os esforços da Aviva para reduzir suas emissões não param por aí. Em comparação com 2021, a companhia alcançou uma redução de 50,93% nas emissões do complexo Rio Quente, evidenciando seu compromisso com uma operação mais sustentável, mesmo em destinos que recebem mais de 2,2 milhões de visitantes anualmente. A neutralização de carbono é apenas o primeiro passo de um processo contínuo de transição para uma economia de baixo carbono.
A conquista da neutralização das emissões de carbono foi celebrada no Relatório de Sustentabilidade 2023 da Aviva, divulgado no mesmo dia em que a companhia completou seis anos de operação. Além desse marco, o documento detalha outros avanços em sua Agenda ESG (ambiental, social e de governança), incluindo metas sociais, ambientais e de governança para os próximos anos, consolidando a Aviva como um exemplo de responsabilidade ambiental no setor de turismo.
Agenda