São Paulo (SP) – O verão na Bahia está chegando, por isso o Governo do Estado da Bahia, em nome da Secretaria do Turismo, realizou um evento na Zona Sul de São Paulo, nesta segunda-feira (18), para apresentar e capacitar agentes e operadores de viagem sobre como vai funcionar a estação mais quente do ano no estado. O evento Bahia, Sinta Essa Energia! teve a abertura feita pela “anfitriã” de São Paulo, Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Depois, Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, assumiu a apresentação e mostrou o Estado, as baías e as diversas opções de entretenimento que os turistas podem conhecer em terras baianas.

O Estado que possui o maior litoral do Brasil com mais de 1,1 km de costa teve um aumento considerável no número de visitantes em 2024, se comparado com 2023. A chegada de turistas internacionais foi de aproximadamente 94 mil de janeiro até setembro, um aumento de 58% do mesmo período no ano anterior. Como comparação, o Nordeste teve um crescimento de 37,6% e o Brasil 12%.

Maurício Bacelar apresentou o verão da Bahia para os agentes e operadores e concedeu entrevista exclusiva ao Brasilturis. Foto: Gregory Grigoragi

De acordo com dados do IBGE, o Estado da Bahia apresentou a segunda maior receita com Turismo do Brasil, a frente de Minas Gerais e Rio de Janeiro, perdendo para São Paulo. Em entrevista ao Brasilturis, Bacelar falou que o Estado Paulista é quem mais envia turistas para a Bahia. “Não poderíamos lançar esse evento em outro lugar que não fosse São Paulo, o maior mercado emissor para a Bahia e para o Brasil. Com essa ação, capacitando os agentes de viagem, esperamos atrair ainda mais turistas paulistas, aproveitando tudo que a Bahia oferece em infraestrutura turística e a facilidade da conectividade aérea entre aeroportos nacionais e regionais. Nosso objetivo é fortalecer a procura pelo destino para o maior e melhor verão do Brasil, que é o da Bahia.”

O Estado Baiano terá a terceira maior atração de voos entre os Estados do Brasil. Durante a alta temporada serão 19 voos internacionais, 16 saindo de Salvador e três de Porto Seguro. Essa conectividade são feitas pelas companhias internacionais: Airfrance, AirEuropa, TAP, Aerolíneas Argentinas e Sky.

O Estado possui 13 zonas turísticas em 122 municípios turísticos reconhecidos pelo Ministério do Turismo. Algumas foram apresentados para os agentes de viagem, como a Baía de Todos-os-Santos que é maior baia tropical do mundo. “Salvador, localizada na zona turística da Baía de Todos-os-Santos, é banhada pela segunda maior baía do mundo e a maior navegável, com 56 ilhas deslumbrantes. É uma cidade histórica, a primeira capital do Brasil, onde foi a primeira sede do governo português e a mais antiga associação comercial das Américas. Salvador combina seu patrimônio de mais de 500 anos, como o Pelourinho, o maior conjunto arquitetônico colonial das Américas, com a modernidade de um dos maiores sistemas de metrô do país. Além disso, Salvador é palco do maior carnaval do planeta, reunindo mais de 3 milhões de pessoas por sete dias, com trios elétricos que percorrem ruas e ladeiras icônicas. É a cidade do Farol da Barra, da igreja do Senhor do Bonfim, com sua tradicional lavagem e o sincretismo religioso, e também da primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres”, explicou o secretario de Turismo da Bahia.

Na Costa dos Coqueiros, onde a Costa do Sauipe faz parte, vai iniciar construção de dois resorts com bandeira Fasano e Anantara – vai ser o primeiro da marca no Brasil. A Costa do Cacau, lugar que está Ilhéus, é uma das referências do chocolate no mundo. A Costa do Descobrimento, onde os portugueses chegaram há mais de 600 anos e onde está Porto Seguro, tem reservas indígenas com mais de 30 famílias morando e que é possível dormir no local.

Além das paisagens e praias, a diversificação da oferta de turismo também é atrativo para viajantes.
– Avistamento de baleias;
– Turismo de mergulho – Salvador é o maior centro de turismo de mergulho urbano;
– Turismo religioso de matriz africana – Projeto Agô Bahia;
– Turismo de base comunitária – experiência de conhecerem as comunidades quilombolas na Bahia;
– Observação de aves;
– Enoturismo (Zona Turística Vale do São Francisco e Chapada Diamantina);
– Pesca Esportiva.

E ainda para os turistas se sentirem mais a vontade ao chegar na Bahia, o governo criou o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), programa que auxilia com informações em aeroportos e pontos turísticos e garante segurança e qualidade das informações para os turistas. “A Bahia está expandindo seu trabalho de capacitação e qualificação de trabalhadores da atividade turística, incluindo pequenos empreendedores, com o objetivo de receber cada vez melhor os visitantes e proporcionar experiências memoráveis. Além disso, continuaremos o amplo esforço de captação de voos regionais, nacionais e internacionais, para consolidar ainda mais a Bahia como um destino de destaque”, finalizou Bacelar.