A Embratur, em parceria com o Sebrae, organiza uma press trip que levará cinco jornalistas do Reino Unido e da Irlanda para conhecer o Pantanal, um dos maiores biomas úmidos contínuos do planeta e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A viagem, que acontece de 18 a 22 de novembro, conta com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) e visa promover o Pantanal como um destino de ecoturismo sustentável para o mercado europeu.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a visita ajudará a aumentar o interesse dos turistas internacionais pelo Pantanal. “Temos no Pantanal um destino único e diverso. Além da sustentabilidade, o turista internacional encontra ecoturismo, flora, fauna, gastronomia e cultura únicos. Promover internacionalmente o Pantanal no mercado do Reino Unido, por meio da imprensa especializada, demonstra o posicionamento do Brasil em apoiar as comunidades da região, ampliar a geração de renda e o aumento de turistas estrangeiros”, afirmou.

Cláudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, reforçou a importância da ação para a conscientização ambiental e a promoção do turismo na região. “O Pantanal é único no planeta, destaca-se pelas belezas naturais e 65% dele está em Mato Grosso do Sul. Possibilitar que os jornalistas tenham acesso às experiências e conheçam a cultura local é também mostrar para o mundo a riqueza desse bioma e a importância do cuidado com o meio ambiente”, destacou Mendonça.

Durante os cinco dias de viagem, os jornalistas participarão de atividades no Caiman Pantanal, um refúgio ecológico de 53 mil hectares. Além de visitas a centros de pesquisa como o projeto Arara Azul, o grupo realizará atividades como o Safari, Onçafari, canoagem e focagem noturna – uma experiência que permite a observação dos animais à noite. O grupo também visitará o Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, localizado em Campo Grande, MS.

O Pantanal é um destino turístico que combina ecoturismo, atividades ao ar livre, rica fauna e flora, além de um leque de opções gastronômicas. Dados da Embratur mostram que de janeiro a setembro deste ano, o estado recebeu 51.173 turistas estrangeiros. O Mato Grosso do Sul também apresentou um aumento de 18,6% no número de turistas internacionais entre 2023 e 2024, com destaque para visitantes de Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.