A atividade de negócios no setor de Turismo e Viagens apresentou um recuo significativo em 2024, segundo levantamento da GlobalData, empresa de análise de dados. De janeiro a outubro, foram anunciados 583 acordos envolvendo fusões, aquisições (M&A), private equity e financiamentos de risco, representando uma queda de 10,4% em relação aos 651 negócios registrados no mesmo período de 2023.
O analista líder da GlobalData, Aurojyoti Bose, destaca os principais fatores que influenciaram a retração. “Tensões geopolíticas e incertezas econômicas impactaram significativamente a realização de negócios no setor de turismo e viagens. Contudo, algumas das maiores economias da Europa e da Ásia-Pacífico apresentaram melhora no volume de acordos”, aponta.
A Europa liderou em número de negócios durante o período analisado e registrou crescimento de 7,5% no volume de acordos em comparação ao ano anterior. Por outro lado, regiões como América do Norte, Ásia-Pacífico, América do Sul e Central, além do Oriente Médio e África, sofreram quedas de 33%, 6,4%, 20% e 17,2%, respectivamente.
Entre os países, os Estados Unidos, China, Coreia do Sul e França tiveram retrações significativas, com quedas de 32,2%, 30,2%, 4,8% e 34,8% no volume de negócios. Em contrapartida, mercados como Reino Unido, Índia, Japão e Espanha registraram crescimentos de 2,7%, 18,6%, 28,6% e 69,2%, respectivamente, no mesmo período.
No recorte por tipo de acordo, a análise da base de dados de negócios da GlobalData revelou uma queda de 4,9% nos acordos de M&A e de 29,4% nos financiamentos de risco. Por outro lado, os acordos de private equity tiveram ligeira alta, sugerindo que investidores ainda veem oportunidades no setor, apesar do cenário desafiador.
A pesquisa evidencia o impacto desigual das condições econômicas globais no setor, ao mesmo tempo em que aponta para movimentos estratégicos em mercados emergentes e desenvolvidos.
Agenda