Malanje (Angola) – O famtour promovido pela Taag e pela Secret Angola chegou ao seu quarto dia com uma visita às Quedas de Calandula, uma das mais importantes atrações turísticas de Angola. Localizadas na província de Malanje, a cerca de 360 quilômetros da capital Luanda, as quedas impressionam não apenas pela sua grandiosidade, mas também pelo valor histórico e cultural que representam.

Com 105 metros de altura e quase 400 metros de largura, as Quedas de Calandula estão entre as maiores de África, sendo formadas pelo rio Lucala, que desce em cascata, criando uma vista em meio à vegetação densa da região. Durante o período colonial, a atração era chamada de Quedas de Santa Maria, mas com a independência de Angola, em 1975, foi renomeada para celebrar a identidade local.

Além de sua beleza natural, as quedas possuem uma forte ligação com a cultura angolana. Historicamente, a região é habitada por comunidades locais que consideram o local sagrado, associando-o a mitos e lendas que refletem a rica tradição do país. Do ponto de vista ambiental, as Quedas de Calandula fazem parte de um ecossistema único, abrigando diversas espécies de flora e fauna endêmicas.

Para observar o emblemático ponto turístico, o grupo visitou a Pousada Calandula, meio de hospedagem que oferece uma experiência única para os visitantes que desejam aproveitar a beleza natural da região com conforto e proximidade. Além das acomodações, o espaço possibilita camping em áreas planas, onde os hóspedes podem montar suas próprias tendas, tornando a estadia ainda mais flexível e acessível.

A pousada está passando por melhorias significativas em suas instalações. Entre as mudanças planejadas estão a renovação da decoração dos quartos, melhorias no sistema de refrigeração – para combater os efeitos da alta umidade da região – e a substituição de janelas e mobiliário para proporcionar uma experiência ainda mais confortável aos hóspedes.

As diárias, que custam 220.000 kwanzas por casal (o equivalente a aproximadamente US$ 200 na conversão atual), incluem o café da manhã, com opção de jantar incluso para quem preferir. Para os que gostam de uma alimentação mais leve, a pousada também oferece saladas e chás no cardápio.

A localização privilegiada permite que os hóspedes desfrutem de uma variedade de atividades, além das quedas d’água. Trilhas ecológicas, banhos em piscinas naturais e momentos de relaxamento em torno da fogueira, com direito a milho e batata-doce assados, fazem parte da programação. À noite, apresentações culturais, como serenatas, completam a atmosfera acolhedora e tradicional do local.

Confira fotos da visita e apreciação das Quedas de Calandula:

Após a visita, o grupo do famtour retornou para Luanda e teve a oportunidade de conhecer mais dois empreendimentos hoteleiros da capital, incluindo o Continental Horizonte, onde o grupo ficou hospedado por uma noite, e o Intercontinental Luanda Miramar, hotel cinco estrelas no qual os convidados tiveram a oportunidade de conhecer algumas acomodações e as opções gastronômicas internacionais.

O empreendimento é uma das opções mais recentes de hospedagem, com apenas três anos de atuação. Com 322 quartos disponíveis para comercialização – que vão desde a opção Standard até presidencial -, suas diárias tem valor inicial de US$ 350. Após reconhecimento das acomodações, o grupo foi convidado a jantar no restaurante principal do hotel, onde as refeições também estão à disposição para não-hóspedes. No buffet, as opções são inúmeras e carrega características regionais e internacionais.

Confira fotos da visita ao Intercontinental Luanda Miramar: