A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou na segunda-feira (18), no Tivoli Mofarrej, em São Paulo, a 4ª Reunião Global das Comunidades de 2024. O encontro, que reuniu 292 participantes — sendo 160 on-line e 132 presencialmente —, marcou o encerramento das atividades do ano, com debates sobre comunicação, gestão de crises e reputação de marcas.

Com o tema “24h no ar: o que você faz quando ninguém te vê fazendo?”, o evento adotou um formato inspirado em reality shows para abordar temas fundamentais. “Abordamos temas como confiança e comunicação. Discutimos como ações nos bastidores impactam a percepção de uma marca. O engajamento dos participantes mostrou que estamos no caminho certo para promover debates criativos e relevantes”, afirmou Luana Nogueira, diretora-executiva da Alagev.

O evento trouxe palestras e painéis com especialistas, como Mário Toledo (Grupo Record), Thais Medina (Business Factory) e Eduardo Lorea (Numerik), além de debates sobre o papel da tecnologia e da inteligência artificial na gestão de crises e reputação.

No painel de abertura, foram discutidos os desafios da comunicação corporativa e a importância de gerenciar crises com clareza, transparência e estratégias alinhadas. “Marcas que comunicam bem não apenas prosperam, mas transformam o mercado e deixam um legado”, destacou Mário Toledo.

Já Thais Medina apresentou um passo a passo para prevenir crises e mitigar seus impactos, reforçando que ações bem planejadas e transparência são essenciais. “Jamais minta e cuide das pessoas envolvidas. Preparar a equipe para agir sob pressão é fundamental”, alertou.

Outro ponto alto foi o painel “Tecnologia e Comunicação na Gestão de Reputação Corporativa”, que reuniu Tadeu Cunha (Avipam) e Eduardo Lorea (Turistech HUB). Os especialistas abordaram os impactos das redes sociais, da inteligência artificial (IA) e da segurança de dados no setor.

“Responder de forma adequada a comentários negativos pode evitar crises maiores”, disse Lorea, enquanto Cunha destacou a influência da IA no aprendizado humano. “Estamos sendo ensinados pela inteligência artificial, e isso muda a dinâmica da comunicação.”

Novos líderes e ações futuras

Durante o evento, Andrea Matos, gerente da Alagev, anunciou os novos líderes e vice-líderes das comunidades para 2025. “Agradecemos aos líderes de 2024 pelo trabalho incrível e damos as boas-vindas aos novos nomes que continuarão fortalecendo nossas comunidades”, comentou.

A programação também incluiu um quiz interativo sobre governança corporativa, consolidando um manual iniciado na 1ª Reunião Global de 2024, e a apresentação de novidades para o próximo ano, como o lançamento do curso “Inteligência artificial na gestão de eventos” pelo Alagev Educa, além da missão empresarial para a Espanha (24 a 29 de novembro).

A Alagev anunciou detalhes do Lacte20, evento que comemora duas décadas de história e será realizado no WTC São Paulo, em 24 de fevereiro de 2025. Com oportunidades de patrocínio já disponíveis, o encontro terá premiações setoriais e globais, além de maior envolvimento dos conselheiros. Inclusive, Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev, destacou durante o Festuris que o evento – no qual se estima a participação de 2 mil profissionais – busca integrar o histórico de sucesso com novas abordagens para atender as demandas atuais de participantes, fornecedores e especialistas.

Outras ações da Alagev destacadas no evento incluem sua presença na Abav Expo, em setembro, e o lançamento do guia “Insights Estratégicos: O que a GBTA 2024 Revela”, com resumos e análises de mais de 80 sessões educacionais realizadas na Global Business Travel Association (GBTA) Convention.