O Brasil e a China assinaram, nesta quarta-feira (20), um memorando de entendimento para fortalecer as relações e fomentar o turismo entre os dois países. A cerimônia, realizada durante o evento “Intercâmbio Cultural entre a China e o Brasil”, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, contou com a presença de autoridades como a ministra substituta do Turismo, Ana Carla Lopes, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
O acordo, firmado entre os Ministérios de Turismo e Cultura de ambos os países, busca impulsionar o intercâmbio cultural e econômico por meio da atividade turística, considerada uma das indústrias mais dinâmicas globalmente. A ministra Ana Carla Lopes destacou o impacto positivo dessa parceria: “Com a assinatura deste Memorando de Entendimento, damos um passo significativo para fortalecer uma atividade que já é tão potente e valorizada em nossos países”.
Além da ministra, outros representantes do Governo Federal, como os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Comunicação da Presidência) e Margareth Menezes (Cultura), reforçaram a relevância da cooperação, que marca os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China.
A conectividade aérea entre os dois países foi apontada como prioridade na gestão do Ministério do Turismo. A ministra em exercício enfatizou o potencial do Brasil como destino desejado por turistas chineses: “A China […] é o maior emissor de turistas internacionais, com mais de 1 bilhão de viagens anuais. E o Brasil tem muito a oferecer […] com nossos mais de 8 mil quilômetros de litoral e […] como referência mundial em ecoturismo e turismo de aventura”.
QUALIFICAÇÃO EM DESTAQUE
A capacitação de agentes de viagens brasileiros também faz parte da estratégia. O programa ADS China, lançado pelo MTur, credenciou 263 agências em 2024, um crescimento expressivo em relação às 39 do ano anterior. Todas as empresas possuem Cadastur, reforçando a legalidade e a qualificação do atendimento ao público chinês.
Agenda