El Calafate, localizada na Patagônia Argentina, vivenciou a maior nevasca das últimas duas décadas e meia, transformando-se em um dos principais destinos de inverno da América Latina. Durante a última temporada, as temperaturas chegaram a -3°C, com o acúmulo de neve variando entre 50 e 70 centímetros, criando um cenário que atraiu entre 10 e 15 mil turistas — um crescimento de 60% em relação a anos anteriores.
A cidade, conhecida por ser porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciares, ganhou ainda mais destaque com a intensa cobertura de neve. “Temos mais de 10 anos de experiência no destino e nunca vimos El Calafate tão coberta por neve. Para quem aprecia este cenário, foi uma sorte. É um marco histórico”, afirmou Mario Barros, fundador da agência Brasileiros em Ushuaia/El Calafate.
O Glaciar Perito Moreno, um dos principais atrativos da região, permanece como o destaque do turismo local. Essa impressionante massa de gelo, localizada no Parque Nacional Los Glaciares, oferece vistas panorâmicas através de passarelas de madeira estrategicamente projetadas para minimizar o impacto ambiental e garantir conforto e segurança aos visitantes.
Além disso, atividades ao ar livre, como caminhadas na neve, passeios com raquetes, esquibunda e cavalgadas, são oferecidas em locais como a Estância Tierras Patagônicas, combinando aventura e culinária regional com pratos típicos, como o cordeiro patagônico.
Outros roteiros, como o mirante dos condores e a Cascata Chorrillo del Salto em El Chaltén, também atraem visitantes em busca de paisagens deslumbrantes, sendo ideais para passeios de bate e volta a partir de El Calafate.
Com a nevasca histórica, El Calafate consolidou sua posição como um destino em ascensão para os amantes de neve e aventura. Barros acredita que o potencial da cidade deve se expandir ainda mais nos próximos anos. “Acredito que, em alguns anos, El Calafate se tornará um dos principais destinos para os amantes da neve. É um lugar que merece ser descoberto pelos brasileiros em qualquer época do ano”, destacou.
Agenda