Desta quinta-feira (21) até o próximo domingo (24), a Embratur participa do Black Travel Summit, realizado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. O evento, organizado pela Black Travel Alliance, reúne cerca de 750 participantes de diversas partes do mundo para debater inclusão, diversidade e o papel da cultura afro na indústria de turismo.

A Embratur aproveita a ocasião para reforçar o afroturismo como um dos pilares de sua atuação. A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, representará o Brasil no painel “Experiências de Afroturismo na América Latina”, ao lado de representantes da Argentina, Colômbia e Banco CAF.

Para Tania, o evento é uma oportunidade de mostrar como o Brasil está se posicionando no cenário global do afroturismo. “Quando falamos que o afroturismo nos reconecta à nossa herança africana, estar em um ambiente afrocentrado, voltado para negócios e turismo, representa uma oportunidade única de avanço”, destacou a coordenadora.

Segundo Tania, o Black Travel Summit também é um espaço para compreender as demandas do viajante negro e conectar esse público com o Brasil. “Quanto mais conseguirmos atrair esses viajantes, mais cresceremos em número de visitantes. Isso impacta positivamente a população negra brasileira, que está preparada para receber turistas de maneira acolhedora e autêntica”, reforçou.

Entre os roteiros apresentados pela Embratur está a Pequena África, no Rio de Janeiro, região histórica que celebra a herança africana por meio de sua cultura, gastronomia e história. A Agência também tem investido em iniciativas como press trips, famtours e ativações em feiras internacionais, além de apoiar projetos afrocentrados.

Vale, ainda, destacar que desde 2023 a Embratur tem priorizado o afroturismo como um dos carros-chefes de sua gestão, buscando promover destinos que valorizam a herança africana e conectá-los com o mercado internacional.