Na tarde desta quinta-feira (21), José Fernandes Franco, CEO da Rede dos Sonhos — composta pelos hotéis e complexos de lazer Campo dos Sonhos, Colina dos Sonhos, Terra dos Sonhos e Parque dos Sonhos — foi homenageado pela Skål Internacional São Paulo em evento realizado no Hotel Intercity Paulista. A celebração reconheceu a conquista inédita do Skål Sustainable Tourism Award 2024, na categoria “Turismo Acessível”. O prêmio foi recebido no Congresso Mundial Skål International, em Izmir, Turquia, que destaca iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Criado em 2002, o Skål Sustainable Tourism Award é uma das principais honrarias globais no turismo sustentável, premiando práticas que promovem inclusão e responsabilidade no setor. Até 2024, o Brasil nunca havia conquistado o título na categoria “Turismo Acessível”. Aristides Cury, presidente da Skål Internacional São Paulo, classificou o feito como histórico: “Pela primeira vez, um case brasileiro é campeão. Trata-se de um feito paulista que projeta o destino Brasil no cenário mundial com grande competitividade.”
José Fernandes Franco considerou o prêmio uma coroação de quase duas décadas de trabalho.
“Receber um prêmio é sempre algo que nos honra muito, mas esse prêmio da Skål, que a gente recebeu lá na Turquia, tem um significado muito especial para a Rede dos Sonhos. Ele nos deu um reconhecimento internacional ligado à ONU e à Organização Mundial do Turismo por nosso trabalho com acessibilidade e inclusão social. Isso é diferente porque recebemos mais de 8 mil pessoas com deficiência e mais de 30 mil com mobilidade reduzida em nossos complexos. A acessibilidade sempre foi uma prioridade para nós, e acreditamos que a inclusão de todas as pessoas no turismo é fundamental”, afirmou.
Ricardo Lopes, prefeito de Socorro, destacou a importância da Rede dos Sonhos para o turismo local e regional, ressaltando o papel fundamental para a cidade. Durante seu discurso, Aquino afirmou: “Eu Fico muito feliz, porque moro onde outros passam férias e tenho o privilégio de, como gestor, ter pessoas como Zé Fernandes e Jaqueline, que são maravilhosas. Ele é um homem corajoso, que viu a oportunidade onde outros viam um local simples e soube transformar aquilo em um grande sucesso. Socorro tem a sorte de contar com uma pessoa como ele”, afirmou.
Tudo é para todos
Desde 2005, a Rede dos Sonhos investe em acessibilidade por meio do projeto Aventura Especial, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo. A iniciativa adaptou equipamentos e atividades, como tirolesas e trilhas, para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Rampas de acesso, sinalização em braille, quartos adaptados e atividades como cavalgadas para tetraplégicos com selas especiais são algumas das inovações destacadas. Franco ressaltou que a acessibilidade é central para as estratégias do grupo.
“As inovações na área de acessibilidade são desafiadoras, mas fundamentais. Um exemplo é colocar uma pessoa tetraplégica em cima de um cavalo com selas adaptadas. Hoje, oferecemos 30 atividades nos nossos hotéis, todas adaptadas para inclusão. Recentemente, inauguramos 30 apartamentos acessíveis no Colina dos Sonhos e vamos abrir mais dez unidades no Terra dos Sonhos. Todos os projetos seguem o conceito de desenho universal, permitindo atender igualmente pessoas com ou sem deficiência”, explicou.
Jaqueline Franco, diretora executiva, destacou que a acessibilidade vai além do público com deficiência.
“Quando falamos de acessibilidade, não nos limitamos a pessoas com deficiência, mas também incluímos idosos, gestantes e famílias com carrinhos de bebê. Estamos falando de um mercado que atinge 33% da população brasileira. Além disso, os acompanhantes fazem com que a ocupação dos hotéis aumente”, afirmou, acrescentando que, só em 2023, o grupo recebeu mais de 7 mil hóspedes com deficiência e cerca de 45 mil pessoas com mobilidade reduzida.
A Rede dos Sonhos não apenas atende às demandas de acessibilidade, mas integra essas práticas a uma experiência turística completa e inclusiva. “Todos os nossos hotéis seguem o conceito de inclusão total. Acreditamos que não há motivo para separar pessoas”, reforça Franco.
Qual o próximo destino?
Para 2025, o Skål Internacional escolheu Cusco, no Peru, como destino anfitrião da próxima edição do prêmio, representando a América do Sul. Famosa por seu patrimônio histórico e cultural, Cusco é uma porta de entrada para Machu Picchu, atraindo turistas de todo o mundo e destacando-se como modelo de preservação e turismo sustentável.
Agenda