A terceira etapa do programa Turismo Rural RJ levou influenciadores digitais e operadores de turismo para uma imersão nas belezas naturais e culturais de Paty do Alferes, no Vale do Café. O famtour, realizado nesta semana, teve como objetivo promover o turismo rural da região, revelando aos participantes o potencial turístico que vai além das festividades tradicionais, como a Festa do Tomate.

Durante a experiência, os participantes puderam explorar diversos atrativos rurais, como sítios, fazendas, e atividades típicas da vida no campo, entre elas passeios a cavalo e interações com a fauna local. A ação destacou a riqueza cultural e a hospitalidade do município, além de evidenciar o potencial da região como destino turístico.

Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, os famtours, especialmente os realizados com influenciadores, são essenciais para a promoção de destinos turísticos menos explorados. “Influenciadores são especialistas em criar conteúdo envolvente e dinâmico, que pode ser compartilhado em plataformas sociais. Isso resulta em um engajamento mais alto e traz uma nova perspectiva sobre as experiências oferecidas pelos destinos”, destacou Tutuca.

Pablo Kling, vice-presidente da TurisRio e coordenador do programa, também enfatizou as vantagens dessa combinação de influenciadores digitais com operadoras de turismo. “Operadoras de turismo tradicionalmente têm redes estabelecidas com agentes de viagens e clientes. Quando mescladas com influenciadores digitais, a divulgação alcança um público mais amplo e diversificado”, afirmou Kling.

O roteiro do famtour, organizado pela Secretaria de Turismo de Paty do Alferes, incluiu visitas a alguns dos principais atrativos turísticos da cidade. Entre os locais visitados, destacam-se a Casa da Montanha, a Horta do Cleidson, a Fábrica de Orquídeas e o Bosque Maravilha. Outros pontos de interesse incluem a Pousada 2 Baioco, o Parque Fazenda Monte Alegre, Bromélias da Serra, o Sítio Bom Jardim, o Orquidário Boa Vista, o Rancho Quindins, o Apiário do Ciço e o Sítio das Goiabas.

Juliana Massi, secretária municipal de turismo de Paty do Alferes, expressou sua satisfação com o evento e a divulgação do destino. “O Turismo Rural de Paty do Alferes é uma experiência inesquecível! Agradecemos ao Governo do Estado por nos proporcionar a oportunidade de promover nossos atrativos e criar memórias afetivas em nossos visitantes”, afirmou Massi.

O programa Turismo Rural RJ é resultado de uma colaboração técnica entre a Secretaria de estado de Turismo (Setur-RJ), a TurisRio e a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa). A iniciativa visa fortalecer o turismo rural no estado do Rio de Janeiro, oferecendo aos visitantes novas opções de lazer em um ambiente mais tranquilo e imersivo, longe da agitação das grandes cidades.