O 6º Fórum Brasileiro de Turismo evidenciou o papel crucial do setor na economia nacional, destacando números expressivos e iniciativas promissoras. Realizado em São Paulo, o evento reuniu lideranças do turismo, representantes de entidades, estudantes e convidados internacionais, reforçando o potencial do estado como destino de negócios, responsável por 80% dos eventos do setor na América Latina.

O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, apresentou dados que reforçam a relevância do setor para a economia paulista. Em 2024, o turismo contribuiu com 9,4% do PIB estadual, gerando R$ 290 bilhões e empregando diretamente 940 mil pessoas. “O governo paulista está trabalhando para qualificar ainda mais o setor, com a criação da Academia do Turismo, para a capacitação da mão de obra, além de linhas de financiamento para os setores público e privado. Esse ano foi de crescimento e 2025 será ainda mais promissor”, afirmou Lucena.

Turismo rural como motor de desenvolvimento

O turismo rural também foi tema central no evento, com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Tirso Meirelles, destacando sua importância. Ele apontou que o segmento promove o desenvolvimento sustentável ao conectar visitantes urbanos à cultura e tradições do campo. “Essa interação cria uma troca rica entre os visitantes e os moradores locais, promovendo a conscientização sobre a importância do setor agropecuário e o papel que ele desempenha na sociedade”, ressaltou Meirelles.

O lançamento do Guia de Turismo Rural, anunciado pelo governo paulista, deve impulsionar o segmento ao valorizar a economia criativa e a gastronomia local. Iniciativas como essa fortalecem a integração entre cidades e campo, fomentando a economia regional.

Com representantes de entidades nacionais e internacionais, como Mateja Karcun, embaixadora da Eslovênia, o fórum destacou a diversificação de oportunidades e o turismo como indutor de desenvolvimento econômico e social.