A Bahia recebe, pela terceira vez, a AFIA World Cup Brasil – Bahia, competição internacional de futebol master organizada pela Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA). A 37ª edição do torneio teve início no último domingo (24), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, com entrada gratuita e previsão de seis dias de jogos.

O evento reúne 38 equipes, sendo 36 brasileiras e duas alemãs, distribuídas em seis categorias de faixa etária, que variam entre 40 e 65 anos. Mais de 1,4 mil pessoas, entre atletas, familiares e organizadores, participam da Copa. A concentração das delegações acontece no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba (Camaçari), na Costa dos Coqueiros, onde a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) organizou um receptivo especial.

De acordo com Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, a competição reflete o potencial do estado como destino para eventos esportivos. “A Bahia mostra, mais uma vez, que reúne todas as condições para receber eventos esportivos dessa relevância, porque oferece conectividade aérea e infraestrutura hoteleira, além das instalações adequadas no estádio onde os jogos acontecem. Um gol de placa da AFIA, para o Governo do Estado comemorar a movimentação econômica no turismo”, afirmou.

O presidente da AFIA, Rogério Donato, destacou os atrativos que levaram a Bahia a ser novamente escolhida como sede, após as edições de 2018 e 2022. “A Copa foi realizada aqui, em 2018 e 2022, e optamos por voltar, em 2024, porque, além do incentivo do governo estadual, a Bahia é maravilhosa e mística, encanta os participantes do evento. Nas horas vagas, estão previstos passeios pelo Litoral Norte e pela Baía de Todos-os-Santos”, explicou.

A competição também traz nomes conhecidos do futebol brasileiro. Entre os participantes, estão 21 ex-jogadores profissionais, como Gil Baiano (Bahia e Vitória), Danrlei (Grêmio), Ataliba (Corinthians) e Elói (Vasco).

A programação completa do evento está disponível no site www.afiasoccer.com.