O livro Mulheres na Aviação – Edição Poder de uma História, Volume I, será lançado em 27 de novembro, às 19h, na Livraria da Vila, em São Paulo (SP). A publicação reúne relatos de mulheres que construíram suas carreiras na aviação, um setor ainda dominado por homens, com o objetivo de inspirar e ampliar a representatividade feminina.
Entre as autoras está Cristiane Dart, vice-presidente de Comunicação e Marketing da Iawa (Associação Internacional de Mulheres da Aviação) e gerente sênior de Marketing da Sita nas Américas. Em sua contribuição, Cristiane compartilha as experiências acumuladas ao longo de mais de 20 anos no setor, além de reflexões sobre os desafios enfrentados para conquistar seu espaço.
“Mulheres como Thereza e Ada inspiraram tantas outras a abraçar a paixão pela aviação e se aventurar em muitos setores que a indústria oferece. O livro conta histórias de mulheres em áreas diversas e tem por objetivo inspirar o aumento da presença feminina na aviação. Ao contar sobre minha vivência, procuro contribuir com o que aprendi sobre ter uma carreira internacional nessa indústria, sem sair do meu país. Algo que não é muito comum, especialmente na aviação”, afirma Dart.
A obra também presta homenagem a figuras pioneiras, como Thereza di Marzo, primeira mulher a obter licença de piloto no Brasil, em 1922, e Ada Rogato, conhecida por feitos como a travessia dos Andes e voos solo pelas Américas. Apesar do protagonismo de mulheres como essas, dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que 96,8% dos pilotos no Brasil ainda são homens, evidenciando o longo caminho a ser percorrido para equilibrar a participação feminina.
O livro, parte da Série Mulheres da editora Leader, tem 302 páginas e busca não apenas resgatar histórias marcantes, mas também inspirar futuras gerações de mulheres a desbravarem os céus.
Agenda