A Atlantica Hospitality International, que administra mais de 180 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o Brasil, alcançou 100% de adesão ao Mercado Livre de Energia para os hotéis elegíveis. A iniciativa, parte do programa ESG da rede, integra o pilar Aja pelo Planeta do projeto Energia Co²nsciente. Esse marco posiciona a Atlantica entre as pioneiras do setor hoteleiro a adotar essa prática em larga escala, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética.

O Mercado Livre de Energia permite que consumidores escolham seus fornecedores, obtendo melhores condições de preço e priorizando energia de fontes renováveis, como solar, eólica e hídrica. Com essa transição, a Atlantica já registrou uma economia média de 20% nos custos de energia das propriedades administradas. Além disso, para 2025, a empresa planeja reduzir o consumo de utilities por quarto ocupado em pelo menos 10% ao longo dos próximos cinco anos.

“Nossa migração não só representa uma importante economia para nossos hotéis, como também fortalece nossos pilares ESG, dando preferência à contratação de energias renováveis, com uma operação mais sustentável e socialmente responsável. O setor hoteleiro, como grande consumidor de energia, tem a responsabilidade de buscar alternativas mais sustentáveis, e estamos orgulhosos de auxiliar nessa transformação”, destacou Mark Campbell, VP de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica.

A energia adquirida pela Atlantica vem de fontes incentivadas, como solar e eólica, que ajudam a reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ainda oferecem benefícios fiscais, como descontos nas tarifas de uso do sistema de distribuição e transmissão (TUSD/TUST).

Com o programa Aja, lançado em 2021, a Atlantica estrutura suas práticas ESG em três pilares: Aja pelo Planeta, que promove consumo consciente e preservação de recursos naturais; Aja pelas Pessoas, que valoriza a igualdade e a diversidade; e Aja pelos nossos Valores, com foco em governança corporativa.