A Copastur biosfera de marcas brasileira especializada em viagens de negócios, eventos empresariais e outras jornadas corporativas – em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), uma instituição de base comunitária que impacta dez comunidades locais e visa contribuir para a manutenção das famílias no seu lugar de origem com dignidade, preservando e conservando a natureza – realizam o lançamento do projeto BioConexão para convidados, clientes e imprensa, no dia 28 de novembro, a partir das 18h, no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP). O projeto busca promover o turismo responsável e sustentável por meio de expedições exclusivas para a Amazônia, com a valorização dos recursos naturais e das comunidades da região.

A proposta do evento de lançamento é promover uma experiência sensorial e informativa, que transportará os convidados para o coração da Amazônia, revelando o poder da sustentabilidade e do empreendedorismo para a economia da região. Com a exibição em primeira mão do minidocumentário do BioConexão, os participantes conhecerão histórias inspiradoras das pessoas que estão à frente do manejo sustentável dos recursos naturais locais e terão uma prévia das experiências que podem ser vividas na expedição. No painel, a discussão central será sobre o papel da bioeconomia e da inovação na promoção de práticas sustentáveis na região amazônica. A mestre de cerimônias será Adrielly Honorio, analista de diversidade e inclusão na Copastur, levando a representatividade das suas origens indígenas.

Por volta das 20h, o CEO da Copastur, Edmar Mendoza, e a CHRO da Copastur, Elaine Dantas, darão as boas-vindas e apresentarão os objetivos do projeto da companhia em colaboração com a Coomaru, que tem o objetivo de conectar pessoas e empresas com ações voltadas para a sustentabilidade em comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia. Em seguida, Cleicí Patauá, líder de negócios éticos na Coomaru, contará a história dos guardiões da floresta, e o presidente da Coomaru, João Evangelista, finalizará esse momento especial trazendo a sua perspectiva local.

O evento contará com a presença de lideranças da Copastur e da Reserva Extrativista do Rio Unini (Resex Unini). Laís Orrico, Latam head of Agency no LinkedIn, mediará o painel “Construindo o Futuro do Planeta: empresas, bioeconomia e inovação sustentável na Amazônia” – com o Mendoza, e os(as) executivos(as) Átila Denys, board member na Axcell (aceleradora de negócios focada na Amazônia), Marco Amaral, vice-presidente operations & development no Minor Hotel Group, Phellipe Daou Neto, diretor de novos negócios na Rede Amazônica, e Thais Chalub, CEO na Amazônia Connect. Juntos, serão convidados a refletir sobre a transformação da expedição BioConexão e discutir os projetos que estão desenhando na Amazônia. Anny Meisler, founder e CMO no LZ Studio, também fará uma participação especial.

Por fim, os convidados do evento de lançamento assistirão em primeira mão o minidoc BioConexão e levarão para casa um kit com produtos da Coomaru produzidos pelos povos da Amazônia. Após o encerramento com Edmar Mendoza e Cleicí Patauá, será oferecido um happy hour a partir das 21h10, para fechar a noite com chave de ouro.

Projeto BioConexão: turismo sustentável na Amazônia

Em parceria com a Cooperativa Mista Agroextrativista da Resex do Rio Unini (Coomaru), o projeto BioConexão da Copastur pretende organizar 10 expedições até a COP 30, permitindo que os participantes vivenciem de perto a realidade da Amazônia e atraindo empresas interessadas em investir na região.

O projeto prevê um novo modelo de negócio, que vai muito além do assistencialismo ou de apenas deixar uma porcentagem da receita para a comunidade. A Copastur e a Coomaru são sócias nessa missão, em uma colaboração com divisão igualitária de lucros.

Para Edmar Mendoza, CEO da Copastur, as expedições proporcionam o aprendizado de um turismo responsável, que pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável. “Esse projeto é uma imersão cultural que traz aprendizados valiosos em meio à natureza, escutando os saberes dos povos da região e mergulhando nas realidades e desafios enfrentados pelas comunidades locais. Essa experiência promove uma troca enriquecedora entre conhecimento e práticas inovadoras”, comenta o executivo.

Com a expertise da Copastur em negócios e conexões por meio de viagens, a expedição foi preparada para uma imersão de cinco dias na floresta amazônica, com passagem pelo Rio Unini, Mirante do Gavião e muito mais. Além disso, haverá uma trilha na floresta, experiência de canoa até a comunidade Patauá, roda de conversa sobre os negócios locais e alternativas de renda, contemplação do pôr do sol no Rio Negro e outras atividades imperdíveis.

O projeto BioConexão atua em dez comunidades ribeirinhas e indígenas. Mais do que uma iniciativa sustentável, é um chamado para unir forças na busca por um futuro em que a natureza, as pessoas e os negócios possam coexistir em harmonia. “É uma forma de dar voz aos povos, reconhecer sua importância para a manutenção da floresta de pé, e honrar suas histórias e conhecimentos ancestrais para a construção de uma nova lógica de negócios na Amazônia, onde a natureza e seus povos estejam no centro dessas soluções”, conclui Cleicí Patauá, líder de negócios éticos na Coomaru.