São Paulo (SP) – Para iniciar a semana com os frutos dos negócios de 2024, a noite de segunda-feira (25) reuniu o trade turístico na Casa Fasano, em São Paulo, para prestigiar as 72 operadoras que mais emitiram passagens na América Latina. Durante o evento, Jerome Cadier, CEO da Latam, e Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam Brasil, compartilharam as principais estratégias da companhia e anunciaram novidades para 2025.

Com mais de 200 profissionais do setor, o evento teve como foco as novas rotas que a Latam irá abrir ou retomar. Entre os destaques, estavam as rotas sazonais que foram importantes durante as enchentes em Porto Alegre e a criação de novas “mini rotas”, ligando São Paulo à cidades do interior paulista.

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O Evento contou mais de 200 pessoas do trade turístico (foto: Geovana Fraga)

Novas rotas 
As novas rotas para 2025 incluem: São Paulo/Guarulhos-Rio Branco, São Paulo/Congonhas-Joinville, São Paulo/Guarulhos-Pelotas e São Paulo/Congonhas-Ribeirão Preto. Todas serão operadas com aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros.

“Somente neste ano, já adicionamos mais de 1,3 milhão de assentos no mercado doméstico brasileiro. Em 2025, continuaremos a investir para expandir nossa rede de forma sustentável e eficiente. A Latam está forte e cada vez mais atraente para todos os tipos de viajantes”, afirmou Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

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Aline Mafra, diretora de Marketing e Vendas da Latam (foto: Geovana Fraga)

Desafios e perspectivas para 2025
Em um bate-papo descontraído, Jerome Cadier comentou sobre os desafios enfrentados pela companhia para manter sua liderança no setor, destacando a necessidade de investimentos internos e ajustes estratégicos. Ele também abordou os desafios previstos para 2025, como as restrições econômicas e a escassez de aeronaves, o que pode limitar o crescimento da oferta em 8 a 10%. No entanto, a alta demanda tem mantido os preços elevados, com ocupação das aeronaves em torno de 90%.

“Estamos enfrentando uma situação peculiar: há mais demanda do que oferta disponível, o que mantém os preços altos. Não sabemos quanto tempo isso será sustentável, mas precisamos monitorar fatores como o câmbio e o custo de combustível, que impactam nossos custos operacionais”, afirmou Cadier. Ele também destacou o aumento contínuo do custo do combustível, que, segundo ele, deverá subir 3% em dezembro, o que afetará os preços das passagens.

“2025 será um ano de ajustes. Apesar dos obstáculos, estamos preparados para um cenário semelhante ao de 2024, com foco no câmbio e em decisões governamentais que podem afetar o setor”, concluiu.

Judicialização x Preços das passagens
Em sua fala, Jerome Cadier também tocou em um tema sensível: a judicialização das companhias aéreas, que tem gerado um impacto significativo nos custos operacionais. Em novembro deste ano, a Latam registrou 9.200 ações judiciais, um número recorde. Cada processo representa um custo médio de R$ 5.000, somando cerca de R$ 50 milhões, o que é repassado às tarifas dos passageiros.

“Precisamos acabar com isso, e só vamos conseguir com a colaboração de todos. Não é para ganhar mais dinheiro, mas para reduzir as tarifas e permitir que mais pessoas voem. Esses R$ 50 milhões que temos que repassar em tarifas não são o que queremos”, afirmou Cadier. Ele enfatizou que a judicialização é um reflexo das altas expectativas dos consumidores e das dificuldades operacionais da empresa, especialmente com manutenções não programadas.

Para ele, a transformação digital é a chave para melhorar a experiência do passageiro e mitigar esses desafios. “Estamos muito perto de entregar uma solução digital de contingência que vai melhorar a forma como lidamos com problemas operacionais. O passageiro entende que problemas acontecem, mas ele quer ver como lidamos com eles”, disse.

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Jerome Cadier, CEO da Latam

Investimentos  em São Carlos (SP)
Durante o evento, também foram destacados os investimentos da Latam em seu centro de manutenção em São Carlos, que é o maior da América do Sul. “São Carlos, pouca gente sabe, é o maior centro de manutenção da América do Sul, disparado. E quem não conhece São Carlos não conhece aviação. É espetacular. Estamos fazendo um programa bem estruturado de visitas, porque é um local que tem um papel fundamental para a companhia”, disse Aline Mafra. A Latam vem investindo continuamente no local, que não só faz manutenção das aeronaves brasileiras, mas também de aviões de toda a América do Sul. Recentemente, a empresa iniciou a manutenção do 787 em São Carlos, um trabalho que antes era feito na UTAB, e anunciou um investimento de R$ 40 milhões para expandir a área de balcões.

Contratações
A Latam também anunciou a contratação de mil tripulantes este ano, sendo 700 comissários de bordo e 300 pilotos. “Pouca gente sabe disso, mas estamos contratando não apenas para este ano, mas pensando em 2025 e 2026, nos preparando de forma brutal para o futuro. Essas contratações fazem parte de um planejamento estratégico para garantir que tenhamos a equipe necessária para atender à crescente demanda e manter a qualidade do serviço”, afirmou Jerome.

Compromisso com a experiência do passageiro
Para Aline, a Latam tem uma infinidade de expertises, com equipes qualificadas que sabem como fazer as coisas acontecerem e entregar resultados. “A Latam é a primeira a estar no aeroporto e tem um compromisso de fazer as coisas darem certo”, afirmou, destacando que a companhia continua focada em melhorar a experiência de seus passageiros e liderar com inovação.

“Nosso compromisso é com a excelência e com o futuro. Estamos investindo em nossa infraestrutura, em nossa equipe e, principalmente, na experiência dos nossos passageiros. Com isso, tenho certeza de que estaremos prontos para enfrentar os desafios de 2025 e seguir como líderes no setor”, concluiu Jerome Cadier.

Para tudo isso acontecer, a presença das agências e operadoras de turismo é crucial no setor de aviação, uma via de mão dupla para movimentar o turismo do Brasil e do mundo. Confira quem fez parte da mudança da Latam:

Agências Premiadas – NDC:

  • Rextur
  • Confiança
  • Ancoradouro
  • Brt
  • Sky
  • Flytour
  • Frt operadora
  • Decolar
  • Costa brava
  • Onfly
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Representantes das 72 agências premiadas (foto: Geovana Fraga)

Outras Agências Premiadas:

  • A1
  • A3 Turismo e Receptivo
  • AD Turismo
  • Aerotur
  • Agaxtur
  • AGM
  • Aires
  • Augustus
  • Avipam
  • BCD Travel
  • Belvitur
  • BRT
  • BWT
  • CNT
  • Congonhas Travel
  • Copastur
  • Cosmos
  • Costa Brava
  • CVC
  • CWT
  • Decolando
  • Decolar
  • DF Turismo
  • Ecos
  • Flytour Business Travel
  • FRT
  • FRT Operadora
  • Globalis
  • Ideias
  • Kontik
  • LTN
  • Maac Travel
  • Maiorca
  • Maringá
  • Mascaro
  • Money Turismo
  • Multicidades
  • Open TKT
  • Orinter
  • Pátria
  • Paytrack
  • Pontestur
  • Promotional
  • Propag
  • Quickly
  • Sakura
  • Saltur
  • Skyteam
  • SLC
  • SPL
  • Tailor Mondee
  • Tour House
  • TP Air
  • Transpac
  • Tripservice
  • Tyller
  • Vai Voando
  • Vermari
  • Viagens Promo
  • VIP
  • Voetur
  • Voll
  • Webtrip
  • World (AR Turismo)