A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) foi reconhecida na última sexta-feira, 22, com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. A honraria destacou a iniciativa “Turismo Religioso Paulista – Turismo Halal”, que busca atender às necessidades específicas de viajantes muçulmanos, respeitando suas tradições e costumes.
Entre as principais ações desenvolvidas pela Setur-SP está o Guia Turístico Halal, elaborado em parceria com a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). O material reúne eventos e atrativos alinhados aos preceitos do turismo halal e já capacitou mais de 800 profissionais das áreas de hotelaria, bares e restaurantes, além de guias turísticos e agentes de viagens. O objetivo é qualificar ainda mais o atendimento a esse público.
“O ser humano é plural. Cada um de nós tem uma bagagem cultural, religiosa, e o turismo é uma das nossas atividades preferidas. Por isso, é essencial que o setor atenda às necessidades de cada um. Então, elaboramos as ações do Turismo Religioso Paulista – Turismo Halal. Agora, recebemos o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, que chancela a importância da inclusão no turismo e que estamos no caminho certo”, destacou Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP.
O Selo de Direitos Humanos e Diversidade, criado em 2018, reconhece boas práticas de promoção da diversidade e dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor. Os vencedores desta edição podem ser conferidos no site oficial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 10 de dezembro, na capital paulista, reforçando o compromisso da Setur-SP com a inclusão e o respeito à diversidade no setor turístico.
Agenda