O projeto “Experiência Rio de Janeiro” realizou, nesta segunda-feira (25), a sua última edição do ano de 2024, contemplando agentes e operadores da capital fluminense. A ação aconteceu no Restaurante Rubaiyat Rio, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ), com a presença de autoridades, especialistas e expositores do estado do Rio de Janeiro. O projeto é promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo do RJ (Setur-RJ) e da TurisRio.
Na ocasião, o público fez uma imersão por vídeos, talkshows e atrações culturais no que há de melhor no estado do Rio de Janeiro. O projeto mostrou as potencialidades do RJ aos agentes e operadores do turismo, fomentando a atividade econômica do segmento. No evento, os players da cadeia produtiva da cidade passaram por uma capacitação e participaram de uma rodada de negócios com a oferta de atrativos das cidades fluminenses.
“A ideia é proporcionar experiências incríveis aos viajantes e ao mesmo tempo estimular a economia do setor de turismo no nosso Estado, que vem crescendo e batendo recordes tanto na atração de turistas, quanto na movimentação econômica de grandes eventos, realizados ao longo deste ano de 2024”, ressalta Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo. Vale dizer que a Setur-RJ promoveu famtour pelo interior Fluminense recentemente.
O roadshow passou ao todo por nove cidades, consideradas principais nos mercados emissores de turistas para o Estado. Ao longo da circulação do projeto, cerca de 1,6 mil agentes foram capacitados em todo o Brasil, elevando a oferta turística dos destinos fluminenses. O Experiência Rio passou por Juiz de Fora (MG), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e encerrou a última ação do ano, no Rio de Janeiro (capital).
“Esta iniciativa abre muitas portas no que diz respeito à emissão de turistas para o estado do Rio de Janeiro. Chegamos ao fim da edição 2024, consolidando o “Experiência Rio de Janeiro” como uma dos maiores projetos do ano, mostrando todas as nossas potencialidades, sobretudo, as do interior, promovendo as nossas 12 regiões turísticas do Estado”, destacou o secretário Tutuca.
Em todas as cidades foram realizadas ações que propõem o fortalecimento de relacionamento com o mercado com objetivo de aumentar o fluxo de turistas em todo o RJ. Segundo Sergio Ricardo de Almeida, presidente da TurisRio, o Estado tem se consolidado como referência em experiências turísticas autênticas e diversificadas.
“Estamos colocando o Rio de Janeiro na prateleira de cima. Nosso produto é excelente! Temos natureza exuberante, como a travessia Petrópolis-Teresópolis, uma das melhores do mundo, e observação de pássaros, em Itatiaia. Além disso, eventos esportivos, como ciclismo e tênis, estão ganhando força, com hotéis oferecendo pacotes exclusivos, que atraem turistas sofisticados. O Rio é um destino completo!”, comemora Almeida.
Ao final de cada edição do “Experiência Rio”, um show temático com músicas, que representam o Rio de Janeiro, encerra o evento com a participação de artistas. Os agentes e operadores de viagens tiveram a chance de conhecer o estado de uma forma inovadora, que vai muito além de um destino de sol e mar. O roadshow conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e da HotéisRIO.
Agenda