A Costa do Sauípe (BA) reafirma sua parceria com a Fundação Projeto Tamar e o Instituto Imbassaí por meio do repasse da Contribuição Eco Social. O apoio às instituições faz parte do compromisso estabelecido na agenda ESG da Aviva, plataforma de entretenimento e viagens que também é detentora do Hot Park e Rio Quente Resorts em Goiás. Vale dizer que o empreendimento está por um reposicionamento de mercado, conforme anunciado pela Aviva durante o 36º Festuris.
A parceria entre o destino e o Projeto Tamar já existe desde 2000, quando a instituição instalou uma base na região turística de Costa do Sauípe para que as iniciativas de conservação e preservação das tartarugas marinhas pudessem acontecer no local. Desde então, juntos conscientizam os hóspedes, que ainda podem contribuir com a iniciativa por meio das compras realizadas na loja do projeto sediada dentro do destino, na Vila Nova da Praia, com 100% da verba arrecadada revertida para pesquisas de conservação das tartarugas marinhas.
Agora, além do apoio já existente, a Costa do Sauípe soma mais esforços para este cuidado com a natureza ao seu entorno ao destinar parte da Contribuição Eco Social, paga voluntariamente por hóspedes em seus hotéis, para iniciativas de conservação ambiental e pesquisas para proteção das tartarugas marinhas da Fundação Projeto Tamar. “Nestes 24 anos de parceria com o Projeto Tamar, já devolvemos mais de 500 mil filhotes de tartaruga marinha ao mar, além de apoio a pesquisas e conscientização das pessoas que passam por Costa do Sauípe. Tornar esta relação mais sólida potencializará ainda mais o impacto positivo que podemos promover juntos na natureza, um objetivo que todos devemos ter em comum”, comenta Neide Tavares, gerente de Sustentabilidade da Aviva.
A Costa do Sauípe também destina parte da Contribuição Eco Social para o Instituto Imbassaí, que surgiu em 2009 com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento da sociedade do litoral norte baiano por meio de “linhas de ação” de capacitação e cultura, que são compostas por três programas: Qualifica, Ciranda e Educação para o Turismo, que se desdobram em 16 projetos comunitários. , o destino apoia três iniciativas:
- Projeto Inclusão Digital, que ministra cursos de informática gratuitamente e já beneficiou quase mil pessoas,
- “Horta nas Escolas”, que incentiva a implantação de hortas em escolas públicas para reforçar a aprendizagem e educação ambiental, fortalecer a cultura local e estimular boas práticas alimentares,
- Programa Jovem Aprendiz do Instituto Imbassaí, que já formou 55 turmas com cerca de 3,3 mil jovens atendidos desde 2011, sendo que, neste ano, 64 jovens já foram contratados em Costa do Sauípe por meio do apoio com o Instituto, além das outras pessoas beneficiadas nos anos anteriores de parceria.
“O Instituto Imbassaí tem inúmeros projetos sociais que estão extremamente alinhados com o nosso compromisso de impactar positivamente a sociedade ao nosso redor”, salienta Tavares. “O programa Qualifica, que tem o Projeto Retomada apoiados por nós, já ajudou mais de três mil pessoas e quase metade delas conseguiram colocação no mercado de trabalho -sendo que 120 receberam treinamentos ministrados na Costa do Sauípe – após a fase do isolamento social, durante a pandemia. Isso evidencia a dimensão de pessoas que serão beneficiadas com nossos esforços unidos”, complementa a executiva.
A parceria com as instituições é parte das iniciativas ESG da Aviva, orientadas por uma agenda que define os temas sociais, ambientais e de governança prioritários para cada ano, a fim de que as atividades da empresa e seus destinos sejam cada vez mais conscientes e que levem impacto positivo socioambiental para suas respectivas regiões e além delas.
Agenda