A 33ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro) inicia nesta sexta-feira (29), no Parque de Exposições de Salvador, com uma programação diversificada que se estenderá por 10 dias. Entre os destaques está o Salão Internacional do Turismo, uma iniciativa da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com representações diplomáticas, para promover destinos e incentivar negócios.

De 1º a 7 de dezembro, o Salão terá noites temáticas dedicadas à cultura e gastronomia da Bahia e de países com consulados no estado. O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, ressaltou a importância do espaço dentro da Fenagro: “A Fenagro é, também, um produto turístico. Por isso, teremos esse espaço exclusivo para o setor, onde baianos e estrangeiros irão mostrar suas manifestações culturais e comidas típicas, em um ambiente propício a negócios, por meio da troca de experiências.”

O evento terá a participação de consulados de países como Alemanha, Japão, Argentina, Grécia, Finlândia e Colômbia, além de representações diplomáticas de nações como Áustria, Polônia, França, Itália, Coreia do Sul e Noruega. A cônsul honorária da Grécia, Míriam Souza, enfatizou o papel estratégico do Salão: “Essa iniciativa dentro da Fenagro é muito importante, porque possibilita o contato entre empresários do turismo e do setor agropecuário, da Bahia e dos países envolvidos, em um espaço temático.”

Promovida pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), a Fenagro é considerada a maior feira do setor no Norte e Nordeste. Além do Salão Internacional do Turismo, a programação inclui exposições de animais e produtos agropecuários, leilões, shows e o espaço infantil Fenagrinho. A expectativa é atrair mais de 100 mil visitantes ao evento.