Em parceria com a agência de previsão de tendências de viagens Globetrender e com base nos próprios dados da Amadeus e em outros dados importantes do setor, o relatório Amadeus Travel Trends 2025 destaca cinco tendências principais que prometem remodelar o cenário das viagens no próximo ano:

  • Viagens nostálgicas: os viajantes, cansados de mudanças, anseiam por férias mais simples e felizes, impulsionados por experiências passadas e um fenômeno conhecido como “retrospecção idílica”.
  • Experiência de voo personalizada: os avanços em IA, conectividade móvel 5G e Realidade Virtual convergirão para criar experiências altamente personalizadas, conectadas e imersivas para os passageiros aéreos.
  • Hotéis com personalidade: os hotéis estão se tornando cada vez mais destinos por si só, à medida que os viajantes planejam suas viagens em torno de acomodações singulares e icônicas com identidades únicas.
  • Ressurgimento da Ásia: a Ásia está se preparando para um renascimento das viagens, com o objetivo de recuperar sua posição de protagonista no setor global de viagens.
  • Viajar para se conectar pessoalmente: à medida que o desgaste do namoro virtual aumenta, as viagens se tornarão um novo caminho para relacionamentos no mundo real, desde romances de férias até amizades duradouras.

“Depois de um ano em que a mudança se tornou o pano de fundo da vida cotidiana, os viajantes estão procurando, mais do que nunca, uma conexão mais profunda com pessoas e lugares”, disse Daniel Batchelor, vice-presidente de marketing e comunicações corporativas globais da Amadeus. “Veremos uma mistura de antigos favoritos e novas experiências imersivas, com estadias exclusivas colocando novos destinos no mapa. A Ásia está pronta para o renascimento do turismo, e também estamos vendo um aumento nas viagens espontâneas individuais, à medida que as pessoas buscam experiências mais autênticas e fora da tela.”

“É importante prever as mudanças nas maneiras pelas quais as pessoas exploram o mundo e os fluxos de influência que moldam suas decisões”, acrescenta Jenny Southan, fundadora e CEO da Globetrender. “A parceria com a Amadeus para produzir esse relatório Travel Trends 2025 nos permite ajudar as empresas a antecipar com sucesso as necessidades e demandas dos viajantes de amanhã. Quanto aos próprios consumidores, que estão sob pressão para continuar a encontrar entusiasmo e satisfação em um mundo volátil, não é de surpreender que as pessoas olhem para os ‘bons e velhos tempos’, quando a vida era mais simples, e se voltem para os meios tradicionais de fazer conexões humanas, apesar do aumento da inteligência artificial e de outras tecnologias de ficção científica.”

Confira as conclusões do relatório da Amadeus a seguir:

Viagens de nostalgia

A nostalgia está alimentando um boom de viagens que revivem tempos antigos e saudosos, com o passado ocupando o centro do palco. Desde o retorno dos filmes e CDs dos anos 90 até o amor da Geração Z pelas câmeras digitais, a cultura abraça o retrô para onde quer que se olhe. Os adultos querem reviver os anos sabáticos, as luas de mel distantes e os sonhos de infância em suas viagens e os viajantes americanos estão voltando em massa para Miami, um ponto de encontro da era “Miami Vice”.

À medida que a geração do milênio atingir a maioridade, veremos um renascimento das férias clássicas em caravanas e acampamentos. O Eurocamp está experimentando um enorme aumento nas reservas, e 2024 está se preparando para ser seu melhor ano em cinco décadas. Nos EUA, os acampamentos de verão para adultos também estão em alta, com o Club Getaway registrando um aumento de 9% na receita de seus segmentos adultos em 2024 em comparação com 2023.

Experiência de voo personalizada

Até 2025, as viagens aéreas alcançarão novos patamares de personalização, combinando tecnologia inteligente com experiências personalizadas durante o voo. Enquanto muitos passageiros consomem conteúdo em seus próprios dispositivos, as companhias aéreas estão elevando o nível ao combinar entretenimento algorítmico com sistemas de bordo hiperpersonalizados que fornecem conteúdo atualizado – de filmes e séries de TV a anúncios e itens de compras – adaptados a cada passageiro com base em suas preferências históricas [como associações a programas de fidelidade].

Graças ao Wi-Fi de alta velocidade de provedores como o Starlink da SpaceX, os passageiros podem transmitir seu conteúdo favorito durante o voo com a mesma facilidade com que o fariam em casa. As companhias aéreas também podem emprestar cada vez mais fones de ouvido de realidade virtual aos passageiros da primeira classe e da classe executiva: em 2024, a nova companhia aérea premium Beond começou a distribuir Apple Vision Pros aos passageiros em sua rota para as Maldivas.

Hotéis com personalidade

Em 2025, os hotéis serão notícia por se tornarem cada vez mais destinos por si mesmos e o novo pretexto para viajar: eles farão com que os hóspedes mergulhem na cultura local, na história e na beleza natural de seus arredores. Por exemplo, os hóspedes se apaixonarão pelo charme dos Dhows moçambicanos restaurados no Jannah Lamu, no Quênia, ou gravitarão em torno do charme do velho mundo do Maryhill Estate, na Suécia.

Embora muitos hotéis com identidade própria sejam de propriedade independente, alguns pertencem a grandes redes. O Reverb Hamburg, de propriedade do Hard Rock, foi inaugurado em um bunker da Segunda Guerra Mundial; o Bunkhouse Hotels, com sede nos EUA, conhecido por criar experiências de butique memoráveis, tem propriedades emblemáticas no Texas, Califórnia e Kentucky; e o Edition Lake Como, da Marriott International, instalado em uma mansão italiana do século XIX, será inaugurado em 2025. Os principais grupos hoteleiros também estão se adaptando, lançando coleções de butiques, como a Handwritten Collection da Accor, que terá mais de 17 hotéis em todo o mundo até 2025.

O ressurgimento da Ásia

Após anos de restrições de viagem, os viajantes estão ansiosos para redescobrir os tesouros culturais da Ásia. A China está abrindo suas portas para milhões de pessoas ao estender as viagens sem visto, e a Tailândia, com seus novos vistos para nômades digitais e um programa mais amplo de isenção de visto para 93 países, está pronta para atrair um público global.

A cultura pop também está despertando interesse, com a próxima temporada de The White Lotus ambientada na Tailândia, a segunda temporada de Squid Game que deve impulsionar as viagens para a Coreia do Sul e a curiosidade renovada sobre a história do Japão inspirada pela série de TV Shōgun. Além disso, a Iberia lançou recentemente voos diretos entre Madri e Tóquio, tornando mais fácil do que nunca para os viajantes explorarem o Japão.

Nos próximos 15 anos, a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata) prevê que a região da Ásia-Pacífico registrará o crescimento mais rápido no número de passageiros e contribuirá com mais da metade do aumento líquido no número global de passageiros até 2043. Os dados da Amadeus refletem esse impulso, com as viagens partindo de Chengdu (China) aumentando em 66% para 35,2 milhões de passageiros entre 2016 e 2023, enquanto Guangzhou cresceu 20%. Delhi também registrou um aumento de 31%, com mais de 30 milhões de passageiros partindo de lá em 2023.

Viajar para se conectar pessoalmente

Diante do cansaço digital, os viajantes estão fechando seus aplicativos e abrindo seus passaportes, usando a viagem para fazer novos amigos e até mesmo encontrar um romance na vida real. De acordo com os dados de reservas da Amadeus, as viagens de lazer individuais aumentaram 15,6% em 2023 em comparação com o ano anterior, com um aumento adicional de 9,2% até agora em 2024.

O relatório Trends 2025 prevê um aumento nas aventuras em grupo e individuais projetadas para criar conexões genuínas. Desde as viagens solo da G Adventures para combater a solidão até o TimeLeft, um aplicativo para viajantes que permite que você conheça cinco estranhos para jantar todas as quartas-feiras em mais de 60 países. O turismo de festivais sociais também está em ascensão, como o World Pride 2025, que reunirá membros da comunidade LGBTQ+ em Washington DC.