No primeiro dia do Foz Internacional Boat Show, maior evento náutico de água doce que envolve os países da Tríplice Fronteira e que ocorre no Iate Clube Lago do Itaipu (ICLI) até domingo, 1º, em Foz do Iguaçu, lideranças do turismo e da náutica se reuniram para mais uma edição do Congresso Internacional Náutica, com o objetivo de trocar informações e projetos sobre o desenvolvimento e o futuro do setor, o qual tem grande potencial no Paraná e que reflete em desenvolvimento econômico e alta geração de empregos.

Na ocasião, autoridades do governo do estado reafirmaram o compromisso com o turismo náutico para o fomento econômico e social já que além de praias, o estado é privilegiado com grande sistema de águas interiores, como é o caso do Lago do Itaipu. Além do apoio a eventos como o Foz Internacional Boat Show, que tem como foco aproximar as pessoas do “lazer sobre as águas” e apresentar novidades em produtos e serviços, o chefe do departamento de turismo náutico do Viaje Paraná, Rodrigo Neratika, trouxe informações sobre o mapeamento e os estudos realizados que identificam os principais produtos e atrativos náuticos do estado. Com a vocação para a náutica e variada gama de atrações levantadas, a principal necessidade para impulsionar o lazer e os esportes náuticos é a carência em infraestrutura, a qual gera acessibilidade das embarcações às variadas regiões, com enfoque para Foz do Iguaçu e seu potencial turístico incluindo atividades como a pesca esportiva.

Dessa forma, no estado, serão implantadas novas estruturas náuticas no decorrer dos próximos 2 anos, aproximadamente, conforme aprovações e liberações legais, fruto de um investimento de R$ 250 milhões do governo estadual. Tais estruturas vão somar às entregas do Governo do Paraná em 2024, como as sete rampas de acesso, 67 píeres flutuantes e 125 quilômetros de estrada para acesso náutico.

“Daqui alguns anos, esperamos ver muito mais progresso nesta região por conta do turismo náutico”, destacou Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, que detém a empresa que é líder na América Latina na organização de eventos no setor, por meio dos boat shows, e responsável por mais de 70% dos negócios náuticos realizados no país. Entre os exemplos do incentivo à náutica, além da exposição de grandes novidades que estão ocorrendo no Foz Internacional Boat Show, destacou atividades paralelas como o apoio à expedição de um grupo de 150 jets, que partiram na quarta-feira (27) de Rosana (SP), pelo Rio Paraná, com destino final ao boat show no Lago do Itaipu, na tarde desta quinta-feira (28). “O objetivo é, com essas atividades, mostrar as experiências maravilhosas que a náutica pode gerar e para o ano que vem, esperamos 200 jets participando da expedição”, destacou.

Outro tema abordado no congresso foi o incentivo aos fabricantes de barcos no país que já se destacam pela alta qualidade produtiva não apenas no Brasil, mas em exportações e, por ser um trabalho artesanal, diferentemente de uma indústria automotiva, gera ao ano no Brasil em torno de 120 mil empregos e há um enorme potencial a ser explorado.

Eduardo Colunna, presidente da Associação Náutica Brasileira das Indústrias e seus Implementos, disse que enquanto os Estados Unidos, na liderança do mercado náutico global, fabricam 330 mil barcos por ano, o Brasil produz em torno de 4,5 mil e, por ser uma indústria jovem, apesar de referência em qualidade, precisa de incentivos para crescer e expandir. O especialista destacou o caso de sucesso em Santa Catarina com os benefícios gerados a fabricantes como o Pró Náutica e, hoje, o estado catarinense detém 70% da produção de barcos no país. O crescimento do Paraná, segundo Colunna, também é promissor, já que este ano o Governo anunciou benefícios por meio do programa Invest Paraná e que não beneficia apenas fabricantes, mas também as revendas e esse fato deve servir de modelo nacional.

Durante o Congresso também foi anunciada a assinatura de um convênio que envolverá o Grupo Náutica junto ao Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, para a produção de uma embarcação “verde” movida a hidrogênio já que o centro de pesquisa, inovação e educação Parquetec conta com uma planta de desenvolvimento de hidrogênio há 10 anos.

O Foz Internacional Boat Show segue até domingo no ICLI, em Foz de Iguaçu, aberto ao público com uma série de novidades em embarcações, produtos além de atrações de esportes e lazer para a família. Conta com o apoio de instituições, como o Fundo Iguaçu, voltado ao desenvolvimento e promoção turística, e o Viaje Paraná, programa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Turismo. Também apoiam o Foz Internacional Boat Show a Itaipu Parque Tecnológico, a Itaipu Binacional e o Foz do Iguaçu Destino do Mundo, além do Governo Federal.

Traslados para o Foz Internacional Boat Show

Para visitar o evento, há traslado do dia 28 de novembro até 1º de dezembro, partindo do centro de Foz do Iguaçu, a cada hora, a partir das 14h40 saindo do Cataratas JL Shopping. A volta, com saída do ICLI, inicia a partir das 19h20. Todas as viagens têm capacidade para até 16 pessoas e tempo de tolerância de 10 minutos.

Horários de ida: 14h40, 15h15, 16h30, 17h30 e 18h30.

Horários de volta: 19h20, 20h e 21h.

Serviço

O que: Foz Internacional Boat Show

Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024

Onde: Iate Clube Lago do Itaipu (ICLI) – Rua: Inácio Reuter Sottomaior, 1020 – Jardim Porto Dourado – Foz do Iguaçu/PR

Horário: das 15h às 22h