A Air Canada reuniu jornalistas em São Paulo, na manhã desta terça-feira (3), para apresentar os resultados de 2024 e detalhar as estratégias para o próximo ano. Giancarlo Takegawa, diretor Geral da companhia no Brasil, destacou a recuperação do mercado após a pandemia e a expansão das operações no país, que agora conta com três voos diários partindo de São Paulo. “Esse encontro é para celebrar o ano que tivemos e apresentar as novidades do mercado”, afirmou.
O ano de 2023 foi descrito como um marco para a empresa, com uma recuperação robusta da demanda reprimida. Em 2024, a Air Canada superou as metas estipuladas, impulsionada por uma estratégia que prioriza a adaptação ao mercado brasileiro.
“Estamos operando três voos diários no Brasil pela primeira vez, com uma ocupação geral de 90% e 94% na classe executiva, que é nosso carro-chefe em termos de sustentabilidade e eficiência”, destacou Takegawa.
A companhia também vem fortalecendo sua presença na Argentina. Segundo Takegawa, mudanças na rota Toronto-Santiago-Buenos Aires geraram resultados expressivos, gerando um market share de 50% na rota entre São Paulo e Buenos Aires. “O horário dos voos é muito conveniente, permitindo que os passageiros aproveitem melhor a conexão ou o destino final”, explicou.
No mercado norte-americano, a Air Canada investiu em estratégias para ampliar sua participação, que era praticamente nula. Um diferencial competitivo tem sido a rapidez no processo de imigração em Toronto, que dura cerca de 10 minutos. “Isso é muito mais ágil do que as filas de até 1h30 nos voos diretos aos EUA. Além disso, chegamos a aeroportos centrais, como LaGuardia, em Nova York, o que otimiza o tempo dos passageiros”, ressaltou o diretor.
Rio de Janeiro no radar da Air Canada
O Rio de Janeiro também está no radar da companhia. A análise considera não só a demanda Brasil-Canadá, mas também o fluxo de canadenses para o Brasil, especialmente durante a temporada de cruzeiros. “Observamos um potencial semelhante ao da Argentina, onde temos um grande volume de passageiros partindo de Buenos Aires para cruzeiros”, concluiu Takegawa.
A Air Canada já operou no Rio de Janeiro anteriormente. A companhia fez voos para a Cidade Maravilhosa entre dezembro de 2016 e outubro de 2017, mas acabou recuando por conta das crises pelas quais o país passava na época. Agora, os planos são retomar as operações, que prometem atrair canadenses para uma das cidades mais cobiçadas do turismo brasileiro.
Com uma estratégia que combina flexibilidade, eficiência e adaptação às demandas regionais, a Air Canada encerra 2024 com resultados positivos e a expectativa de um novo ano ainda mais promissor.
Agenda