Por Felipe Lima e Kamilla Alves

Fortaleza foi palco, nos dias 24 e 25 de outubro, da 13ª edição do Brazil Travel Market (BTM), realizado no Centro de Eventos do Ceará. O evento, que é considerado um dos maiores encontros B2B do setor de Turismo no Brasil, atraiu mais de 5 mil profissionais, entre expositores, visitantes e representantes de caravanas de diversas regiões do País. A programação incluiu uma série de atividades voltadas para a capacitação, networking e promoção de destinos, consolidando o BTM como um espaço estratégico para a geração de negócios no setor.

O evento destacou-se por sua ampla oferta de treinamentos e palestras, focando em destinos internacionais que vêm despertando interesse crescente no mercado brasileiro. Entre os países em evidência, estiveram Estados Unidos, Japão, Peru, Itália e Malta, além de apresentações de grandes atrações como Orlando Magic, Visit Orlando, Universal e SeaWorld, que buscaram reforçar sua atratividade junto ao público brasileiro. As rodadas de negócios também foram um diferencial, permitindo que agentes de viagens, operadores e fornecedores de serviços turísticos pudessem estreitar laços e desenvolver novas parcerias.

A cerimônia de abertura contou com a participação de figuras proeminentes do Turismo nacional, como Breno Mesquita e Cláudio Júnior, CEOs da BBC Eventos, organizadora do BTM; Cristiane Leal Sampaio, secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur); Yrwana Albuquerque Guerra, secretária de Turismo do Ceará; Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza; e Bruno Reis, diretor de Marketing da Embratur. Além deles, marcaram presença Matheus Simões, vice-governador de Minas Gerais; Leônidas de Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Fabrício Amaral, presidente do Fornatur Nacional; entre outras autoridades e lideranças do setor.

Durante os discursos, Júnior destacou a importância do evento como um espaço para fortalecer laços e promover o desenvolvimento do turismo. “Que possamos ajudar outras pessoas e empresas que cruzarem nosso caminho, e sermos graça na vida delas”, afirmou. 

Já Mesquita ressaltou o esforço dedicado à organização do evento e a presença de profissionais de lugares distantes, como uma agente de viagens que viajou do Japão para participar das capacitações. “Nos honra muito a presença de agentes e expositores que vêm de tão longe. É um evento que reúne diversas atividades e passamos um ano planejando para entregar o melhor”, pontuou.

Mesquita também abordou a luta do setor pela melhoria das condições de operação, destacando a recente aprovação da Lei Geral do Turismo como uma conquista importante, embora reconheça que há desafios a serem superados. “Passamos anos batalhando e sabemos que a luta ainda não acabou, mas espero que um dia a gente chegue lá”, frisou.

Outro momento de destaque na solenidade foi o reconhecimento público à equipe da BBC Eventos. “Sempre agradeço aos expositores, agentes e visitantes. Mas, hoje, eu quero agradecer à minha equipe, que está pelos corredores pronta para ajudar vocês”, afirmou Breno Mesquita, enfatizando o trabalho nos bastidores para a realização de um evento desse porte.

Trabalho de um ano

Além de consolidar a edição de 2024, a feira está sendo trabalhada com o objetivo de obter novas frentes de atuação, com foco em fortalecer a presença de expositores internacionais e ampliar a participação dos agentes de Turismo de todas as regiões, especialmente do Norte e Nordeste.

O trabalho de organização do BTM segue um ciclo ininterrupto, como destacou Mesquita em entrevista exclusiva ao Brasilturis. “No dia 26 de outubro, já começamos a trabalhar para o próximo ano. Estamos buscando uma internacionalização maior e ampliando nossas conexões. O Cláudio já está indo para a WTM Londres, enquanto eu vou para Gramado, focando em trazer expositores da América do Sul e Europa para o BTM”, explicou. 

A presença na WTM Londres e em eventos como o Festival de Turismo de Gramado visa atrair novos participantes internacionais, que já demonstraram interesse em marcar presença em 2025. Em 2024, destinos como Japão, Marrocos e Peru estrearam no BTM, enriquecendo a diversidade de conteúdo e as oportunidades de capacitação oferecidas aos agentes de viagens.

Entre as estratégias prioritárias para 2025, destaca-se o fortalecimento das caravanas que levam agentes de viagens ao evento, com um olhar especial para a ampliação da presença de profissionais do Norte do Brasil. Mesquita destacou os desafios logísticos dessa região, que depende, em grande parte, do transporte aéreo, cujo custo é elevado. 

Nesse sentido, a organização do BTM já iniciou conversas com companhias aéreas como Gol e Azul para viabilizar condições especiais de transporte para os agentes dessa região. “As caravanas são um dos maiores destaques do BTM, e queremos aumentar ainda mais essa participação em 2025. Nosso objetivo é facilitar o acesso dos agentes do Norte do país, que enfrentam dificuldades devido ao custo do transporte aéreo”, explica.

Além do apoio logístico, a organização está se desenvolvendo para oferecer uma experiência de capacitação acessível e de alta qualidade, promovendo a inclusão de agentes de regiões que tradicionalmente enfrentam maiores barreiras de acesso a eventos desse porte.

Para 2025, a organização do BTM planeja ampliar a estrutura física do evento, passando de 9 mil para 13 mil metros quadrados. A proposta é integrar ainda mais as atividades do evento, com a ideia de realizar a solenidade de abertura no mesmo ambiente da feira. “A ideia é trazer a solenidade de abertura para o mesmo ambiente da feira, permitindo que os participantes tenham acesso a todas as atividades em um único local”, comentou Mesquita. Essa mudança visa oferecer uma experiência mais integrada e dinâmica, otimizando o fluxo de visitantes e expositores.

Embora a edição de 2025 já esteja confirmada para Fortaleza, o futuro do BTM a partir de 2026 ainda está em discussão. Mesquita indicou que, apesar da boa relação com o governo cearense e o apoio da Embratur, a continuidade em Fortaleza não está garantida. “Estamos muito contentes com o apoio do Ceará, especialmente com a atuação da Secretaria de Turismo e a parceria com a Embratur. Mas a decisão para 2026 ainda está em aberto, e caso haja alguma mudança, a preferência é por outro destino no Nordeste”, destacou.

A manutenção do BTM no Nordeste é estratégica para a organização, dado o papel do evento como um ponto de encontro para os agentes de viagens da região. A proposta é continuar oferecendo oportunidades de capacitação e networking que muitas vezes são restritas aos eventos realizados no Sul e Sudeste do país. “Queremos continuar contribuindo para o crescimento e a capacitação dos agentes de viagens do Norte e Nordeste, trazendo conteúdo relevante e oportunidades de networking”, acrescentou o CEO.

Enquanto a definição sobre 2026 não chega, Mesquita já deixa um convite para os profissionais que não puderam participar da edição de 2024: “Para aqueles que não conseguiram vir este ano, deixo o convite para estarem conosco nos dias 24 e 25 de outubro de 2025, aqui em Fortaleza. Será uma grande oportunidade de capacitação, conhecimento e networking”, concluiu. A edição de 2025 promete não apenas repetir o sucesso dos anos anteriores, mas também reforçar a presença internacional e continuar sendo um dos principais espaços de interação entre profissionais do turismo no Brasil.

Atualização do mercado

O Brasilturis, parceiro por mais um ano do BTM, participou da 13ª edição do evento e conversou com algumas das principais empresas do setor para ficar por dentro das novidades e da importância do mercado Norte e Nordeste. Confira!

  • Alagoas
    Alagoas se prepara para uma alta temporada de verão movimentada, buscando a consolidação como a “Capital Nacional do Réveillon” e, para este ano, a expectativa é receber um número recorde de turistas. Durante o BTM, a Secretaria de Turismo do estado destacou a importância do evento para fortalecer relações com agentes de viagens, promovendo o destino de forma estratégica. Além do Réveillon, Alagoas aguarda a chegada de cruzeiros a partir de 18 de novembro, com infraestrutura renovada e treinamentos específicos para o aumento de visitantes. A campanha “Vira Ano, Vira Alagoas” reforça o impacto positivo do turismo na economia e na transformação social do estado. 
  • Bestbuy Travel
    A Bestbuy Travel anunciou planos de expansão nos segmentos corporativo e marítimo, com foco nas regiões Norte e Nordeste. A empresa vem investindo em tecnologia avançada, como sistemas de integração para melhorar o atendimento online e offline, além de ampliar sua equipe de especialistas para oferecer suporte local e qualificado aos agentes de viagens. No setor de cruzeiros, que foi lançado em agosto, a Bestbuy Travel oferece um portfólio de opções de luxo e temáticas, fortalecendo sua presença no mercado. A integração entre tecnologia e atendimento presencial é destacada como uma estratégia central para o crescimento da empresa. 
  • Ceará
    O Ceará tem registrado um forte crescimento no Turismo, destacando-se no Norte e Nordeste como um dos principais destinos para turistas internacionais. Segundo Yrwana Albuquerque Guerra, secretária de Turismo do estado, esse avanço é resultado de investimentos em promoção, participação em eventos e capacitação de agentes de viagens, que contribuem para atrair mais visitantes. Embora o litoral continue sendo um grande atrativo, o estado busca promover sua diversidade além das praias, com seis rotas turísticas estruturadas que conectam turistas a outras regiões do interior. O objetivo é prolongar a permanência e oferecer uma imersão em experiências culturais e ecoturísticas. A expectativa é de manter esse crescimento durante o verão de 2024, consolidando o Ceará como um destino completo e variado. 
  • Disney
    A Disney Destinations tem intensificado a capacitação de agentes de viagem como parte central de sua estratégia comercial, especialmente em eventos como o BTM em Fortaleza. Segundo Alexander Haim, representante da empresa, o foco nos treinamentos é uma prioridade para garantir que os agentes estejam atualizados sobre os produtos Disney, oferecendo a melhor experiência possível aos clientes. Durante a semana no BTM, a Disney capacitou cerca de 500 agentes, sobretudo por meio das atividades de integração, com seu primeiro estande próprio no evento dedicado a essas formações. Com uma agenda de treinamentos definida até 2025, a Disney busca ampliar o número de agentes capacitados, garantindo que eles estejam preparados para promover seus cruzeiros e parques, tanto na Flórida quanto na Califórnia, fortalecendo a presença da marca no mercado brasileiro. 
  • Flytour Consolidadora
    A Flytour Consolidadora está se preparando para lançar em 2025 sua nova plataforma de distribuição, o Fly Guru, que promete modernizar o atendimento aos agentes de viagens. Segundo Fernando Lermi, diretor de Vendas, o Fly Guru é um investimento significativo que trará agilidade e permitirá aos agentes realizar upselling em tempo real. A Flytour mantém seu foco no atendimento humanizado, utilizando a tecnologia como suporte, não como substituição. O lançamento será gradual, com ajustes baseados no feedback dos usuários, visando consolidar a plataforma no mercado. O profissional está otimista para 2025, esperando crescimento robusto graças ao novo sistema e à dedicação de sua equipe, apesar de desafios como a oscilação cambial. 
  • GTA Seguro Viagem
    Celso Guelfi, CEO e fundador da GTA, destacou a importância da capacitação de agentes de viagens para o crescimento da empresa, que deve encerrar o ano com 10 mil profissionais treinados e projeta alcançar 11 mil até 2025. A estratégia visa melhorar o conhecimento dos agentes sobre os produtos da GTA, aprimorando o atendimento aos clientes. No BTM, a GTA organizou caravanas para facilitar a participação de agentes de várias regiões, principalmente do Nordeste, reforçando o relacionamento com os profissionais locais. Além dos treinamentos em eventos, a empresa realiza visitas presenciais, totalizando cerca de 8 mil visitas mensais, para manter os agentes atualizados. Guelfi também apresentou melhorias na telemedicina da GTA, desenvolvidas em parceria com a Iza Seguradora, que agora utiliza inteligência artificial para aumentar a precisão dos atendimentos remotos, oferecendo um suporte mais eficaz aos viajantes. 
  • ITA Airways
    A Ita Airways está fortalecendo sua atuação no mercado nordestino, especialmente visando o turismo religioso em 2024, ano do Jubileu em Roma. Apesar de não operar voos diretos da região, a conectividade com São Paulo e Rio de Janeiro facilita o acesso dos nordestinos à Europa, tornando o público dessa área estratégico para a companhia. Após triplicar sua oferta de voos para o Brasil no final de 2023, a Ita agora oferece três voos diários para Roma e planeja novas rotas para destinos como Bangkok e Dubai. A empresa também investe na experiência de conexão em Roma, com o serviço de stopover e parcerias que integram viagens de trem, agregando conveniência e valor às suas rotas para os brasileiros. 
  • Orinter
    A Orinter está fortalecendo sua presença nas regiões Norte e Nordeste e aproveitou o BTM para estreitar laços com agentes de viagens locais e entender melhor as demandas regionais. Segundo Vinícius Chagas, diretor Comercial da empresa, a participação na feira é fundamental para a atual fase de expansão e regionalização da operadora. Com mais de 30 representantes comerciais em todo o Brasil, a Orinter busca adaptar seus produtos às necessidades específicas de cada mercado, utilizando o feedback dos agentes para ajustar ofertas e promoções. Para o fim de 2024, a empresa planeja uma Black Friday ainda maior que a do ano anterior, focando em ações nacionais para impulsionar as vendas através dos agentes, seu único canal de distribuição. 
  • Paraíba
    A Paraíba continua se desenvolvendo em sua posição como um destino turístico em crescimento no Brasil. Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ressaltou a importância da participação na feira para ampliar relações comerciais e promover o estado. A Paraíba apresentou novos roteiros, como o projeto “Paraíba no Cinema,” e vive seu melhor momento no Turismo graças a investimentos em promoção e infraestrutura. A expectativa para a alta temporada é de recordes, com destaque para o desenvolvimento do Polo Turístico Cabo Branco, que promete transformar a oferta hoteleira com 11 mil novos leitos até 2026. 
  • Porto de Galinhas
    A alta temporada em Porto de Galinhas, no Pernambuco, promete ser intensa, com a ocupação hoteleira já em 72% para o Natal e Réveillon, podendo alcançar até 90% nas próximas semanas. Ana Luiza Accioly, gerente de Comunicação do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, destaca que muitos hotéis devem atingir lotação completa, especialmente devido aos turistas de última hora. A região oferece pacotes completos com atividades para todas as idades e eventos sofisticados, permitindo que famílias desfrutem das festas sem precisar sair dos hotéis. Além disso, o retorno de voos diretos do Rio Grande do Sul e de países vizinhos, como Uruguai e Paraguai, deve impulsionar ainda mais o fluxo de visitantes, com o novo voo de Assunção já apresentando alta demanda e ocupação próxima a 100%. 
  • R11 Travel
    Tody Navarro, gerente de Contas Norte e Nordeste da R11 Travel, apresentou uma perspectiva otimista para o mercado de cruzeiros, prevendo um crescimento de cerca de 10% nas vendas para 2025, sobretudo com o ainda notável desempenho positivo em 2024. O profissional destacou a assinatura de contratos com 12 novas companhias, incluindo uma parceria com a MSC para vendas internacionais, o que ampliou a oferta da empresa e atendeu à crescente demanda dos clientes. A R11 Travel se compromete a oferecer condições especiais para as agências de viagens, seus principais parceiros, e já registrou forte procura por reservas antecipadas, com disponibilidade até abril de 2026. 
  • RCD Hotels
    A RCD Hotels está ampliando sua presença no Nordeste brasileiro, um mercado que a marca ainda considera “tímido”. Carla Cecchelle, diretora de Vendas para o Brasil, enfatizou a importância de agregar valor às experiências oferecidas, em vez de apenas competir com as belas praias da região. Um dos destaques é o pacote de cortesia para cerimônias de casamento e renovação de votos, que inclui itens como buquê, bolo e cerimonialista, desde que a reserva seja feita com antecedência e por um mínimo de três noites. Além disso, a rede oferece promoções como hospedagem gratuita para crianças, buscando atrair viajantes que buscam experiências completas e memoráveis, além das paisagens naturais. 
  • Rio Grande do Norte
    Rio Grande do Norte está trabalhando para fortalecer o Turismo no estado e na região Nordeste. Dorgival Macedo, subgerente de Promoção e Marketing da Emprotur, ressaltou a importância do evento para promover produtos turísticos e fechar novos negócios, com a presença de hoteleiros e representantes de várias cidades. A expectativa para a alta temporada de verão de 2025 é positiva, com setembro registrando o maior número de turistas em uma década, totalizando 195.255 passageiros no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, um aumento de 15,6% em relação ao ano anterior. Dorgival destacou que esse crescimento reflete um trabalho contínuo e a renovação dos hotéis na Via Costeira em Natal, que estão prontos para atender à demanda crescente. 
  • Schultz
    Emília Cunha, executiva Comercial da Schultz para o Ceará, destacou a importância do mercado nordestino para a empresa e a necessidade de estreitar laços com agentes de viagens da região. A Schultz apresentou sua nova parceria com o fornecedor Mapa Plus, que oferece condições vantajosas para grupos e reservas individuais. Além disso, a empresa está promovendo campanhas exclusivas com renomados parceiros, como o Hard Rock e a rede Iberostar. Para fortalecer sua presença no Nordeste, a Schultz tem investido em tecnologia, novos produtos e treinamento, contratando mais profissionais e capacitando tanto sua equipe interna quanto os agentes de viagens para melhorar a eficiência na venda de seus produtos. 
  • Smiles Viagens
    A Smiles Viagens, operadora de turismo do grupo Gol, está em fase de crescimento no Nordeste, e, por isso, está fortalecendo laços com agentes de viagens locais. Maurício Anias, gerente comercial, enfatizou a importância da participação da operadora na feira e a expectativa de dobrar o crescimento até 2025, mesmo sem uma equipe comercial fixa na região. A Smiles Viagens já ocupa entre 8% e 12% do mercado nordestino e planeja expandir sua presença, incluindo novos produtos, como pacotes de cruzeiros e serviços de assessoria para vistos. Além de priorizar o suporte e a confiança dos agentes de viagens, a operadora busca consolidar sua posição como uma opção confiável no Brasil, com planos ambiciosos para o futuro. 
  • Trend Viagens
    A Trend Viagens está otimista com um crescimento de até 50% no último trimestre de 2024, impulsionado por uma campanha agressiva de Black Friday e ações focadas nas regiões Norte e Nordeste, segundo Cássia Valle, gerente da empresa. A empresa está focada em expandir negócios regionais, refletindo um histórico de envolvimento com a feira. Para a Black Friday, que já começou em outubro, há promoções diárias ao longo de novembro, com a expectativa de alcançar um crescimento de quase 30% em relação ao ano anterior e potencialmente atingir recordes durante a campanha, evidenciando um desempenho positivo no setor.