Ao pensar em destinos no Brasil, o Rio Grande do Norte logo se destaca por suas paisagens exuberantes e cultura rica, capaz de encantar desde turistas mais aventureiros até aqueles que buscam tranquilidade e imersão na história.

Recentemente, o Brasilturis teve a oportunidade de vivenciar uma jornada inesquecível ao estado potiguar em um presstrip promovido pela Gol, Smiles, Smiles Viagens, PaGol e Emprotur, com o suporte local da Luck Receptivo. O convite para explorar esse destino vai muito além de suas praias paradisíacas e dunas majestosas; é uma imersão profunda na história e cultura nordestina, repleta de experiências que unem natureza, gastronomia e hospitalidade.

Saindo dos Aeroportos Internacionais de São Paulo (Guarulhos) ou do Rio de Janeiro (Galeão), é possível ter acesso ao Lounge Gol Smiles, para se alimentar e descansar antes do voo para Natal, a cidade do sol. Além da variedade de atrativos, estabelecimentos e hospedagens interessantes, a capital potiguar exala séculos de história da formação do povo brasileiro.

Natal já foi utilizado como base militar, tanto pelos portugueses durante o período colonial como pelos estadunidenses durante a Segunda Guerra Mundial. Isso se deve à posição geográfica estratégica, visto que está localizado em um dos pontos mais extremos da costa brasileira, mais próximo da África e da Europa. Outro ponto central para tal vantagem estratégica é o arrecife, que serve como uma muralha natural para a cidade.

Para explorar esse aspecto da cidade, é possível visitar a Fortaleza dos Reis Magos, construída pelos portugueses no final do século XVI. O forte teve grande influência jesuíta, sendo projetado por um arquiteto da ordem e abrigando uma capela com a imagem dos três reis magos. A estrutura foi fundamental na defesa da colônia portuguesa contra franceses e holandeses, que chegaram a renomear Natal para “Nova Amsterdã” durante a ocupação em 1633.

O forte também foi importante durante a Batalha dos Guararapes em Pernambuco, que resultou na expulsão dos holandeses em 1654 e marcou a formação do exército brasileiro, simbolizando a união entre os povos originários do País. Além de sua função militar, o local serviu como prisão para piratas e contava com sistemas de coleta de água da chuva. Outro marco histórico é o Marco Colonial de Touros, trazida em 1501 para demarcar o domínio português.

Com ou sem emoção?

A atração principal, no entanto, são as famosas dunas de Genipabu. Para aqueles que gostam de adrenalina e belas paisagens, o passeio de buggy pelas dunas não pode faltar no roteiro. A atividade é realizada por profissionais autorizados, que conhecem os movimentos constantes das dunas e garantem a segurança dos passageiros. Entre as curvas e saltos de buggy, há diversas paradas para fotos e mergulho, dependendo da época do ano.

Após a aventura pelas dunas, há a opção de almoçar no Miramar Genipabu. Com mesas confortáveis estruturadas em formato de arquibancada e opções de chalés pé na areia, o restaurante oferece diversas opções de drinques, aperitivos e pratos principais, com destaque para frutos do mar frescos e ingredientes locais, com vista para o mar e às dunas. Vale dizer que o empreendimento é pet friendly e tem capacidade para receber eventos e celebrações.

Quanto às hospedagens, o Ocean Palace All Inclusive Premium é uma opção de resort de luxo localizado na Praia de Ponta Negra. O resort dispõe de 14 piscinas, incluindo piscinas infantis e de hidromassagem, além de sauna, spa, quadras esportivas e academia. Entre os restaurantes, destacam-se o Gasparetto, especializado em culinária italiana; o Le Soleil, de culinária francesa harmonizada com sabores internacionais; e o Sukiyaki, um restaurante asiático no estilo Teppanyaki, além de uma pizzaria, bar de sorvetes, uma lanchonete e espaço gourmet na piscina.

Praia da Pipa

Seguindo para Tibau do Sul, localizado a 77 quilômetros de Natal, a cidade é conhecida principalmente pela famosa Praia de Pipa. A cidade também reúne falésias, a Lagoa de Guaraíras e muitos outros atrativos naturais.

Entre eles, o Santuário Ecológico de Pipa, uma reserva de preservação ambiental de Mata Atlântica com diversas trilhas de diferentes dificuldades que levam a mirantes com vista panorâmica do mar. Lá, também é possível encontrar e admirar uma variedade de espécies selvagens, incluindo jacus, saguis e jabutis. Além disso, a região também conta com uma área de desova de tartarugas marinhas, um museu e programas educacionais, que costumam receber excursões escolares.

Descendo as escadas do santuário, o visitante chega à Praia do Madeiro. A praia é cercada por natureza nativa com a possibilidade de ver golfinhos. Há uma grande variedade de barracas de restaurantes que oferecem espreguiçadeiras, guarda-sóis e atendimento na praia. Além disso, há estações de aluguel de equipamentos e prática de esportes, como surf, stand up paddle e caiaque.

Se almoçar na praia não é do agrado e o viajante busca um local mais aconchegante, com estrutura e pratos mais completos, uma opção é o Amô Restaurante e Tapiocaria. Localizado na Praia do Amor, poucos minutos de carro da Praia do Madeiro, o estabelecimento oferece diversas opções de petiscos, frutos do mar, grelhados, saladas e browniocas, com vista para o mar, piscinas e espaço recreativo para os pequenos, além de um acesso para a praia com bar. O local ainda dispõe de um redário para digerir e descansar após a refeição.

Ao lado do restaurante, se encontra o Chapadão, a mais famosa falésia da Praia de Pipa. As escarpas íngremes formadas a partir da ação erosiva da água do mar, da chuva e dos ventos servem de paisagem para as melhores fotos do passeio. É possível identificar ainda diversas formações geológicas curiosas, como a Pedra do Moleque.

Antes que escureça, outra atividade que não pode faltar é o passeio de catamarã na Lagoa Guaraíras, famosa pela lenda do canto da sereia dos peixes-boi. No percurso, é possível conhecer mais a fundo as belezas do manguezal, viveiros de camarões e a torre da antiga igreja de Tibau. No caminho, há paradas para fotos e mergulhos nas águas frescas da lagoa. Para fechar com chave de ouro, os tripulantes preparam caipirinhas e estouram espumantes para apreciar o pôr-do-sol sobre o horizonte do manguezal.

Para o jantar, uma dica de passeio é caminhar pela Avenida Baía dos Golfinhos, a principal da Praia de Pipa, onde se encontram diversas opções de lojas, restaurantes, sorveterias e pousadas. O destaque fica para o Restaurante Tamariz, que oferece um espaço amplo, aconchegante e bem decorado para se apreciar uma variedade de pratos, que vão desde costelinha suína no barbecue e tartar de salmão com abacate e cream cheese, até lagosta grelhada na manteiga servida com fettuccine ao molho bisque, além de diversas opções de camarão salteado ou empanado.

Para descansar após um longo dia de aventuras, uma das opções de hospedagem em Tibau do Sul é o Pipa Lago. Localizado em frente à Lagoa de Guaraíras, o empreendimento conta com 80 unidades habitacionais (UHs), segmentadas em 11 categorias, que incluem opções de chalés que atendem diferentes perfis de hóspedes, desde casais até famílias. Alguns chalés contam com dois pisos, banheira, varanda e piscina privativa.

Tesouro intocado

Após o café da manhã no hotel, é importante sair cedo para uma longa viagem para um dos destinos mais singulares do Brasil: a península de Galinhos. O próprio trajeto até o destino é uma experiência à parte, em função dos vastos parques eólicos que se estendem por toda a costa potiguar. Tais turbinas são responsáveis por garantir que o Rio Grande do Norte seja completamente abastecido por energias renováveis. A produção de energia eólica é tamanha, em função de sua posição geográfica favorável. Por isso, o estado produz cerca de quatro vezes o que consome, permitindo a venda do montante restante para outros estados.

O acesso ao paraíso imaculado de Galinhos é realizado por barcos. Chegando lá, é possível fazer o check-in e deixar as malas em duas charmosas opções de hospedagem: as pousadas Amagali e Oasis. Os empreendimentos oferecem café da manhã (já incluso na diária), áreas comuns com piscina e espaços confortáveis e bem decorados para socializar e descansar e chalés e suítes com vista para o mar. Apesar de suas particularidades, como os serviços de spa do Amagali e o restaurante bistrô do Oasis, a hospitalidade de ambas as propriedades transpiram amor pelo ato de servir.

Contudo, há muito o que fazer no destino como um todo, em especial o imprescindível passeio de canoa pelos arredores do vilarejo e o “rio” Aratuá. Uma das atrações é visitar a Salina Diamante Branco, uma das diversas salinas nordestinas, responsáveis por mais de 96% da produção nacional. Depois de avistar caranguejos e cavalos marinhos pelo manguezal, os canoeiros estacionam na borda das dunas e preparam um delicioso almoço no mar, com peixes, camarões e ostras coletados no mesmo dia.

Rio Grande do Sul

Farol da Marinha Brasileira em Galinhos

Depois de descansar nas redes submersas, o próximo passeio é de buggy pelas Dunas do André. Após um trajeto que percorre as belas paisagens de Galinhos, incluindo parada para fotos no topo das dunas e no meio dos parques eólicos, os buggys estacionam nas proximidades do Farol de Galinhos, para apreciar o pôr-do-sol sobre o horizonte de usinas eólicas.

Por fim, um jantar no Barravento Restaurante pode encerrar o longo dia de aventuras pelos tesouros intocados de Galinhos. O empreendimento à beira mar conta com cozinha brasileira voltada para frutos do mar, massas e pratos gourmet, além de diversas opções vegetarianas e veganas. Além do ambiente charmoso e sossegado, o atendimento carinhoso dos anfitriões George e Cleide é ponto forte do restaurante.

Seja nas dunas de Genipabu, nas águas tranquilas da Lagoa Guaraíras, nas grandiosas falésias da Praia de Pipa, ou no refúgio paradisíaco de Galinhos, o Rio Grande do Norte oferece uma rica diversidade de atrações para todos os perfis de viajantes. A preservação ambiental e o uso de energia renovável são outros diferenciais que tornam a visita ainda mais especial, reforçando o compromisso com o crescimento sustentável do Turismo. Independentemente do roteiro escolhido, a hospitalidade local e a beleza natural garantem que cada visitante leve para casa memórias únicas do estado potiguar.

Ecossistema Gol

Andrea Piagentini, gerente de Marketing de Marca e Conteúdo da Gol, apresentou, durante o roteiro, as últimas novidades do grupo, destacando a importância da integração entre suas marcas e o ecossistema do Turismo. “A Gol nasceu há 23 anos com o propósito de democratizar o transporte aéreo. Cada nova rota não apenas conecta cidades, mas também contribui para o desenvolvimento da economia local. Onde pousa um avião, decola uma cidade”, afirmou Andrea.

A executiva mencionou a importância estratégica das rotas da Gol para o estado, que conta com 12 voos diários para Natal, conectando a capital potiguar a destinos como Guarulhos, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e até Buenos Aires. A profissional também ressaltou a recente inauguração de voos entre Salvador e Paris, que potencialmente pode trazer mil franceses por semana à capital baiana e, claro, para outros estados nordestinos. 

Andrea também reforçou o compromisso da Gol com a sustentabilidade, destacando a frota única de Boeings 737, que reduz custos operacionais e emissões de poluentes, além de possibilitar voos mais longos. A executiva ainda mencionou o lançamento de uma campanha que permite aos clientes compensar voluntariamente sua pegada de carbono e a parceria com a EuReciclo, que garante a destinação correta dos descartes dos voos.

Em relação à Smiles, o programa de milhas que completou 30 anos e conta com mais de 22 milhões de clientes fidelizados, Andrea explicou que o ecossistema do Grupo Gol oferece um marketplace com mais de 1,6 mil destinos e inúmeros parceiros, além de uma plataforma digital que permite resgatar milhas de maneira simplificada. 

A gerente de Marketing também destacou a Smiles Viagens, operadora de viagens da Gol que foi apresentada no ano passado como uma solução para personalizar pacotes, com a vantagem de acúmulo e resgate de milhas. “Estamos muito focados em criar um ecossistema que beneficie nossos clientes em todas as etapas da viagem”, concluiu Andrea, anunciando um pacote exclusivo para Natal que inclui passagem de ida e volta, hospedagem e passeios locais.

Por sua vez, Ricardo Faustino, diretor de Produtos, Marketing e Analytics da PaGol, enfatizou que a nova marca se posiciona como a primeira fintech no Brasil focada em viagens, integrando-se ao ecossistema da Gol. O principal diferencial da fintravel PaGol, segundo ele, é a possibilidade de acumular milhas em diversas transações financeiras, devolvendo parte do spread bancário ao cliente como benefício.

“Nosso foco é garantir que o cliente permaneça dentro do nosso ecossistema, acumulando milhas tanto no seu dia a dia quanto em suas viagens, reforçando o vínculo com a Smiles e a Gol”, explica Faustino. O executivo mencionou o lançamento de uma assinatura chamada “Turbo Milhas”, que permite ao usuário dobrar o acúmulo de milhas em transações, e salientou que a PaGol não cobra tarifas para abertura e manutenção de conta, tornando-a uma opção acessível para os viajantes.

Entre os produtos oferecidos, Faustino mencionou o cartão de débito, que gera milhas a cada transação, algo exclusivo no mercado de fintechs de viagens no Brasil. Outro benefício é o pagamento de boletos, que também resulta em acúmulo de milhas, sendo 10 milhas por boleto ou até 100 milhas para assinantes do Turbo Milhas.

Além disso, ele comentou sobre a parceria com a Smiles para ofertas de compra de milhas com descontos, permitindo que os clientes consigam tarifas mais competitivas em passagens aéreas, principalmente em rotas da Gol. “Queremos oferecer a melhor experiência e tornar o processo de acúmulo e resgate de milhas cada vez mais fácil e vantajoso para nossos clientes”, concluiu Faustino.

Estado cada vez mais preparado

Raoni Fernandes, presidente da Emprotur-RN, destaca que a entidade de promoção do estado potiguar exemplifica momentos que reforçam essa conexão imersiva, como provar ostras frescas em Galinhos ou mergulhar nas águas de Pipa. “Essa experiência é intangível”, pontuou Fernandes.

Além da natureza e cultura, Fernandes enfatiza que o estado é um exemplo em termos de sustentabilidade. “Somos o primeiro estado do Nordeste e o segundo do Brasil em termos de segurança pública, além de sermos 100% abastecidos por energia limpa e renovável”, explicou o presidente da Emprotur em entrevista ao Brasilturis, mencionando que a rede hoteleira e toda a cadeia turística usufruem dessa energia.

Outro ponto destacado foi a parceria estratégica com a Gol, que, além de promover o destino, envolve ações de marketing como a adesivagem de uma aeronave que circula pelo Brasil. “Essa parceria inédita mira vários horizontes e já está gerando impactos significativos para todo o estado potiguar”, concluiu Fernandes.

O Brasilturis Jornal viaja a convite da Gol Linhas Aéreas – em parceria com Smiles, Smiles Viagens, PaGol, Emprotur e Luck Receptivos -, com apoio da Mundi Transport Executive e proteção da Affinity Seguro Viagem.