São Paulo (SP)Durante o 8º Expo Fórum Visite São Paulo, o potencial turístico paulista e os esforços para consolidar como estado referência em âmbito nacional e internacional foi uma das pautas. Foi isso que Roberto de Lucena, secretário de Turismo de São Paulo, apresentou em panorama abrangente dos investimentos e iniciativas do setor no estado. O estado de São Paulo deve fechar o ano com um fluxo histórico de mais de 49 milhões de visitantes domésticos e 2 milhões de turistas internacionais. Esses números são resultado das iniciativas da Secretaria de Turismo, que mapeou mais de 2,7 mil eventos indutores de fluxo turístico.

Segundo o executivo, há projetos que estão transformando o estado como um todo. Um exemplo é o recém-inaugurado Museu Carneiro em Campos do Jordão, que recebeu um investimento de R$ 150 milhões da Fundação Maria Helena Riacho, oferecendo um acervo de relevância única no país. Outro destaque foi o anúncio de um novo autódromo no interior, com um investimento de R$ 200 milhões, consolidando São Paulo como polo de eventos esportivos e lazer.

A Secretaria de Turismo possui um portfólio com 50 projetos estruturados, que somam aproximadamente R$ 11 bilhões. Esses projetos estão sendo apresentados a fundos nacionais e internacionais, destacando o ambiente favorável para negócios no estado. Além disso, Lucena destacou melhorias na infraestrutura de transporte, como a entrega do Contorno de São Sebastião e a previsão de conclusão do Rodoanel Norte em 2025, nem como os avanços na conectividade ferroviária, como o trem que ligará São Paulo a Campinas e Sorocaba, e a operação de aeroportos regionais, como os de São José dos Campos, Araraquara, Franca e Barretos, também foi enfatizada.

Recentemente, foram lançados dois planos estaduais: o Plano Estadual de Turismo Náutico e o Plano Estadual de Turismo Ferroviário. O turismo náutico, por exemplo, inclui a expansão de 99 pontos de mergulho e a implantação do primeiro museu subaquático do estado. Já o turismo ferroviário prevê 29 trechos operacionais, como o retorno do trem turístico de Campos do Jordão.

Outro pilar estratégico é a sustentabilidade, com a criação do Distrito Ecológico do Portal da Mata Atlântica, promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. No campo da educação, foi lançada a Academia do Turismo, que oferecerá 100 mil vagas de capacitação até 2026, abrangendo cursos técnicos e de inovação.

A Secretaria também promoveu novos produtos turísticos, como as rotas do vinho e do futebol, apresentadas durante o evento. O circuito do vinho, por exemplo, mapeou 66 vinícolas de padrão internacional. Além disso, a parceria com o São Paulo Convention & Visitors Bureau e operadoras internacionais tem ampliado a divulgação do estado em eventos e feiras globais.

De Lucena encerrou sua fala celebrando o sucesso do programa São Paulo Crédito, que já garantiu R$ 2 bilhões em financiamento para projetos turísticos e empreendedores. “São Paulo é o estado das oportunidades. Estamos construindo, com trabalho e parcerias, um ambiente cada vez mais favorável ao desenvolvimento do turismo, gerando empregos e negócios que transformam vidas”, afirmou o secretário.