Teresina (PI) – O Summit Piauí Turismo, realizado nos dias 5 e 6 de dezembro em Teresina, contou com uma palestra de Bruno Reis, diretor de Marketing da Embratur, que abordou as principais estratégias de promoção turística do Brasil no mercado internacional. Entre os destaques, Reis mencionou a atuação da entidade em 25 países e o uso de ferramentas específicas para maximizar os resultados das campanhas publicitárias.

“Por exemplo, em uma negociação com o El Corte Inglés, para cada um euro que investimos, eles colocaram três. Esse tipo de parceria gerou um alcance de 87 milhões de impressões nas redes sociais e superou as metas de vendas em 14% durante a campanha de outubro de 2023 a janeiro de 2024”, afirmou Reis. A campanha resultou no registro de 35 mil passageiros por uma única operadora em um dos países participantes.

Para o diretor, estratégias táticas e operacionais são essenciais para cada mercado, com foco em performance de vendas. “Enquanto nossa campanha com o El Corte Inglés estava no ar, negociamos a exclusividade na janela promocional, evitando campanhas concorrentes, como as da Colômbia. Esse tipo de estratégia faz toda a diferença nos resultados”, explicou.

Calendário de ações e planos da Embratur para 2025

Bruno Reis também apresentou o calendário de promoções da Embratur para 2025, que inclui a participação em feiras na Itália e na França, em abril, com foco na promoção do Nordeste. “Hoje temos o calendário de eventos e feiras até o final de 2025, garantindo transparência e planejamento para todos os parceiros”, destacou.

Outra novidade é a elaboração de um novo plano de marketing internacional, que será implementado em 2025. “A última grande atualização da marca Brasil foi com a campanha Aquarela do Brasil, iniciada em 2003 e abandonada em 2017. Para corrigir isso, teremos um novo plano, com abordagens específicas para cada estado”, anunciou. O Piauí, por exemplo, receberá um plano tático e operacional em maio de 2025, permitindo direcionar investimentos de forma mais estratégica.

Sustentabilidade e turismo regenerativo

Além das estratégias comerciais, Reis ressaltou o compromisso da Embratur com inovação e sustentabilidade. Segundo ele, a organização trabalha com laboratórios e iniciativas que promovem governança, cuidado ambiental e mitigação dos impactos climáticos nos destinos turísticos. “Estamos comprometidos com ações táticas que fomentem o turismo regenerativo e iniciativas voltadas à preservação de biomas como o Pantanal e os recifes de corais”, disse.

A palestra reforçou o papel da Embratur em consolidar o turismo brasileiro no cenário global, criando oportunidades para empreendedores de pequeno porte e garantindo um planejamento robusto até 2028.

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