A Latam Airlines anunciou a adoção de couro reciclado sustentável para renovar os assentos de 24 aeronaves da frota. A medida, que será aplicada a um total de 6.910 assentos, faz parte do projeto de modernização das cabines dos aviões que operam voos internacionais, revelado em setembro deste ano. Parte da renovação será realizada no centro de manutenção Latam MRO, em São Carlos (SP), o maior da companhia.

O material utilizado é produzido a partir de recortes de couro descartados, transformando resíduos que antes seriam enviados para aterros sanitários em estofamento de alta qualidade, com benefícios em design, conforto e durabilidade. Segundo o fabricante Gen Phoenix, o processo de produção reduz as emissões de carbono em até 60%, recicla 95% da água empregada e diminui a demanda por recursos naturais, como terras para pastagem e alimentação animal. Além disso, o uso do couro reciclado economiza até 55% da água necessária no processo tradicional.

“Esta mudança permite continuar posicionando a Latam como um ator relevante na indústria em termos de sustentabilidade, já que não só tem o propósito de otimizar e elevar a experiência dos passageiros a bordo, mas também se alinha com nossa meta de buscar ser um grupo zero resíduos a aterros sanitários até 2027”, afirmou Johanna Cabrera, gerente de Sustentabilidade da companhia.

Desde 2018, a parceria com a Gen Phoenix já resultou no fornecimento de 130 mil metros quadrados de couro reciclado, o que representa 61% da frota atual. Essa iniciativa evitou o descarte de 21 toneladas de resíduos em aterros sanitários.

Os primeiros aviões retrofitted, do modelo Boeing 787-8, começarão a operar em 1º de março de 2025. No total, a renovação abrangerá 10 aeronaves Boeing 787-8 e 14 Boeing 787-9, que operam rotas como Santiago-Brasil e algumas conexões no Peru.