O grupo Air France-KLM reuniu jornalistas nesta terça-feira (10), em São Paulo, para apresentar um balanço das operações no Brasil em 2024 e revelar planos para os próximos anos. Durante o evento, Manuel Flahault, diretor Geral do grupo para a América do Sul, destacou a expansão da malha aérea, avanços nos serviços e o compromisso contínuo com a sustentabilidade.
“Todos os investimentos foram feitos para posicionar nossa oferta no mercado brasileiro. Com novos voos, incluindo frequências para Salvador, Rio de Janeiro e Fortaleza, estamos monitorando todas as oportunidades no mercado para continuar crescendo. Isso em termos de rede”, afirmou Flahault.
Recorde de voos
A companhia termina 2024 com seu recorde de voos conectando o Brasil à França. Atualmente, são 47 voos semanais entre os países operados pela Air France. A marca supera até mesmo os números pre-pandemia, em 2019.
Crescimento no Brasil
A retomada e ampliação de voos marcaram 2024 como um ano de crescimento para o grupo no Brasil. Entre os destaques, está o lançamento da rota Salvador–Paris com aeronaves Airbus A350, oferecendo quase 2.000 assentos semanais e registrando taxa média de ocupação de 88%. A capital baiana foi escolhida por sua relevância econômica e estratégica, sendo a quinta maior cidade do Brasil e o município com o maior PIB do Nordeste. A parceria com a Gol, que completou 10 anos em 2024, também foi ressaltada, já que 28% dos passageiros em Salvador utilizam conexões da companhia brasileira.
Além disso, o grupo implementou novas frequências para Fortaleza e Rio de Janeiro, consolidando-se com uma oferta de voos maior do que no período pré-pandemia. Tanto para a capital cearense quanto para a fluminense, a companhia adicionou mais dois voos semanais, ampliando ainda mais a conectividade entre Brasil e França.
Inovação e experiência do cliente
Investimentos em melhorias nos produtos e serviços da Air France-KLM também foram mencionados por Flahault. “Já implementamos os novos assentos em São Paulo, com previsão de expansão para outras rotas em 2025. No Rio de Janeiro, os voos já contam com cabines renovadas. A KLM também está trazendo os mais recentes produtos nas classes Business e Premium. Nosso foco é melhorar cada vez mais a experiência dos nossos clientes”, disse o executivo.
O grupo está introduzindo novas cabines em Business e Premium Comfort, além de aprimorar serviços em solo e a bordo, com o objetivo de atender a um público cada vez mais exigente e em busca de experiências exclusivas.
Air France-KLM: Sustentabilidade em foco
Outro pilar apresentado foi a sustentabilidade. A renovação da frota, com aeronaves mais modernas e eficientes, é uma das principais estratégias do grupo para reduzir sua pegada de carbono. Até 2028, 64% da frota será composta por aeronaves de nova geração, que diminuem as emissões de CO2 em até 25% por quilômetro e reduzem os níveis de ruído em pelo menos 33%. A expectativa é que, até 2030, esses modelos representem 80% da frota, frente aos 23% atuais.
Além disso, a intermodalidade foi destacada como uma solução inovadora para viagens mais sustentáveis. O grupo está integrando reservas de trem e avião em uma única operação, conectando cidades como Paris, Amsterdã, Bruxelas e Antuérpia.
“Seguimos comprometidos com a descarbonização da nossa indústria e do nosso grupo, que é um dos maiores desafios que enfrentamos atualmente”, concluiu Flahault.
Agenda