BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Pati 2025: programa reforça conexão internacional com foco no Nordeste

A Embratur, em parceria com os ministérios de Portos e Aeroportos (MPor) e do Turismo (MTur), anunciou nesta terça-feira (10) a ampliação do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati) para 2025. Após um projeto-piloto realizado em 2024, o programa se consolida como uma política definitiva no calendário turístico brasileiro, tendo como objetivo atrair mais voos internacionais para o país, especialmente para o Nordeste.

O primeiro edital de 2025 será lançado em janeiro, priorizando parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos, e com foco na ampliação de rotas que conectem diretamente o Brasil ao exterior. Durante o projeto-piloto, o PATI contribuiu para o incremento de 160 mil novos assentos em voos internacionais, movimentando o turismo no verão de 2024/2025.

Aporte financeiro e regionalização em destaque

Entre as novidades do programa para 2025 está o aumento expressivo no orçamento, que passará de R$ 3,3 milhões para R$ 63,6 milhões, além da implementação de editais regionalizados, com foco em atender demandas específicas de cada região brasileira. A solenidade de anúncio ocorre na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, reunindo lideranças como Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, Celso Sabino, ministro do Turismo, e Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste.

Marcelo Freixo destacou o impacto estratégico do PATI: “Esse programa constrói mecanismos de indução de investimentos do setor privado muito modernos e inovadores, que vão estimular o lançamento de novos voos internacionais para o Brasil, principalmente para as regiões que hoje são pouco conectadas internacionalmente. Quando as companhias aéreas forem planejar suas novas rotas, a partir de agora elas sabem que podem contar com o governo brasileiro, através da Embratur. Vamos trabalhar juntos, garantindo a chegada de mais turistas estrangeiros no Brasil.”

Com a consolidação do PATI, o Governo Federal reafirma seu compromisso em posicionar o Brasil como um destino competitivo no mercado internacional de turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS