Nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Recife (PE), por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, lança, de forma inédita, o Guia Recife Afro, um material que celebra e destaca a riqueza da herança afrodescendente da cidade. Disponível em formatos digital e impresso, o guia oferece um verdadeiro mergulho na história e na cultura afro-brasileira, promovendo o turismo cultural e valorizando a identidade local. Vale dizer que a valorização cultural como estratégia para o Turismo foi tema de painel no Innovati.On Travel 2024.

O Guia Recife Afro foi idealizado para atender tanto guias de turismo e profissionais do setor quanto a população em geral, proporcionando uma ferramenta educativa e de valorização cultural. O material, que será distribuído nos Centros de Atendimento ao Turista do Recife (CATs) e, também, disponibilizado no portal, reúne uma seleção de ruas, pátios, templos religiosos e casas históricas que marcam a influência afro na formação do Recife.

Entre os destaques está a Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife Antigo, considerada uma das mais belas do mundo. Antigo mercado de comércio de escravizados, a rua é um símbolo da memória e resiliência da população afrodescendente. Outra inclusão significativa é o Pátio do Terço, no bairro de São José, um espaço historicamente ocupado por trabalhadores livres, pequenos comerciantes e populações pretas, e que abrigou personalidades marcantes, como Maria de Lourdes Silva, a Badia, ícone do Carnaval recifense.

Mais que um roteiro turístico, o Guia Recife Afro é uma ponte entre passado e presente, conectando visitantes e moradores às raízes culturais e históricas afrodescendentes. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura do Recife com políticas públicas de inclusão e equidade, ao mesmo tempo em que fomenta o turismo cultural e a economia criativa. O guia destaca locais emblemáticos como o Sítio de Pai Adão e o bairro de São José, berço do Carnaval, promovendo experiências autênticas e enriquecedoras que também impulsionam negócios locais ligados à cultura afro, como oficinas de artesanato, restaurantes típicos e eventos culturais. Outro ponto importante de destaque no material são os roteiros comercializados e operacionalizados pela população negra, além de eventos, bares e restaurantes

Além disso, o Guia Recife Afro é uma ferramenta educativa que pode ser utilizada por escolas, educadores e o público em geral para compreender a importância da história afro-brasileira e combater o racismo estrutural. No formato digital, o material oferece acessibilidade e interatividade, com recursos como mapas digitais e vídeos, enquanto a versão impressa atende aos que preferem um material físico, ampliando o alcance da iniciativa.

Antonio Coelho, secretário de Turismo e Lazer do Recife, destaca que o lançamento do Guia Recife Afro reforça o compromisso da gestão do prefeito João Campos com a valorização da cultura e com o fortalecimento do turismo cultural na capital pernambucana. “Por meio dessa iniciativa inédita, buscamos não só apresentar os principais pontos históricos e culturais ligados à herança afro-brasileira, como também oferecer uma oportunidade única para que moradores e visitantes possam se conectar com a rica história da população negra no Recife. O material disponibilizado serve como ferramenta educativa e de conscientização, além de ajudar a impulsionar a economia e promover a inclusão social. Acreditamos que esse projeto é fundamental para o reconhecimento da nossa história e para a construção de um futuro mais justo e igualitário”, destacou o secretário.

“O afroturismo é uma tendência muito forte no setor, pois vai além do simples ato de viajar, promovendo pertencimento e resgatando conhecimentos ancestrais que foram apagados ao longo da história. Mais do que valorizar essa cultura, a criação desse guia incentiva as pessoas a cuidarem dela e a repassarem esse aprendizado, criando uma rede de preservação e transmissão. É uma forma de conectar histórias, produzir conteúdos valiosos e fortalecer a identidade cultural de quem participa dessa experiência”, destacou Emanuele Rodrigues, guia de turismo regional, nacional e América do Sul, especializada em Itamaracá (PE), Igarassu (PE) e no Recife, e gestora de Turismo Criativo.