Recife lança Guia Afro para valorizar história e cultura da cidade

Nesta terça-feira (10), a Prefeitura do Recife (PE), por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, lança, de forma inédita, o Guia Recife Afro, um material que celebra e destaca a riqueza da herança afrodescendente da cidade. Disponível em formatos digital e impresso, o guia oferece um verdadeiro mergulho na história e na cultura afro-brasileira, promovendo o turismo cultural e valorizando a identidade local. Vale dizer que a valorização cultural como estratégia para o Turismo foi tema de painel no Innovati.On Travel 2024.

O Guia Recife Afro foi idealizado para atender tanto guias de turismo e profissionais do setor quanto a população em geral, proporcionando uma ferramenta educativa e de valorização cultural. O material, que será distribuído nos Centros de Atendimento ao Turista do Recife (CATs) e, também, disponibilizado no portal, reúne uma seleção de ruas, pátios, templos religiosos e casas históricas que marcam a influência afro na formação do Recife.

Entre os destaques está a Rua do Bom Jesus, no bairro do Recife Antigo, considerada uma das mais belas do mundo. Antigo mercado de comércio de escravizados, a rua é um símbolo da memória e resiliência da população afrodescendente. Outra inclusão significativa é o Pátio do Terço, no bairro de São José, um espaço historicamente ocupado por trabalhadores livres, pequenos comerciantes e populações pretas, e que abrigou personalidades marcantes, como Maria de Lourdes Silva, a Badia, ícone do Carnaval recifense.

Mais que um roteiro turístico, o Guia Recife Afro é uma ponte entre passado e presente, conectando visitantes e moradores às raízes culturais e históricas afrodescendentes. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura do Recife com políticas públicas de inclusão e equidade, ao mesmo tempo em que fomenta o turismo cultural e a economia criativa. O guia destaca locais emblemáticos como o Sítio de Pai Adão e o bairro de São José, berço do Carnaval, promovendo experiências autênticas e enriquecedoras que também impulsionam negócios locais ligados à cultura afro, como oficinas de artesanato, restaurantes típicos e eventos culturais. Outro ponto importante de destaque no material são os roteiros comercializados e operacionalizados pela população negra, além de eventos, bares e restaurantes

Além disso, o Guia Recife Afro é uma ferramenta educativa que pode ser utilizada por escolas, educadores e o público em geral para compreender a importância da história afro-brasileira e combater o racismo estrutural. No formato digital, o material oferece acessibilidade e interatividade, com recursos como mapas digitais e vídeos, enquanto a versão impressa atende aos que preferem um material físico, ampliando o alcance da iniciativa.

Antonio Coelho, secretário de Turismo e Lazer do Recife, destaca que o lançamento do Guia Recife Afro reforça o compromisso da gestão do prefeito João Campos com a valorização da cultura e com o fortalecimento do turismo cultural na capital pernambucana. “Por meio dessa iniciativa inédita, buscamos não só apresentar os principais pontos históricos e culturais ligados à herança afro-brasileira, como também oferecer uma oportunidade única para que moradores e visitantes possam se conectar com a rica história da população negra no Recife. O material disponibilizado serve como ferramenta educativa e de conscientização, além de ajudar a impulsionar a economia e promover a inclusão social. Acreditamos que esse projeto é fundamental para o reconhecimento da nossa história e para a construção de um futuro mais justo e igualitário”, destacou o secretário.

“O afroturismo é uma tendência muito forte no setor, pois vai além do simples ato de viajar, promovendo pertencimento e resgatando conhecimentos ancestrais que foram apagados ao longo da história. Mais do que valorizar essa cultura, a criação desse guia incentiva as pessoas a cuidarem dela e a repassarem esse aprendizado, criando uma rede de preservação e transmissão. É uma forma de conectar histórias, produzir conteúdos valiosos e fortalecer a identidade cultural de quem participa dessa experiência”, destacou Emanuele Rodrigues, guia de turismo regional, nacional e América do Sul, especializada em Itamaracá (PE), Igarassu (PE) e no Recife, e gestora de Turismo Criativo.

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados