O Brasil encerrou novembro de 2024 com 5,967 milhões de turistas estrangeiros, superando com um mês de antecedência o total de 5,908 milhões registrados ao longo de todo o ano passado. Este é o maior volume de visitantes internacionais já contabilizado nos primeiros 11 meses do ano, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal.

O crescimento no turismo internacional foi expressivo: 12,9% a mais do que o mesmo período de 2023, o que representa 679.971 visitantes adicionais. O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o resultado, destacando a atratividade do Brasil como destino. “Estamos batendo todos os recordes. O Brasil tem se mostrado como um destino atrativo, barato e seguro para esses visitantes que podem desfrutar aqui das belezas, da culinária e da nossa rica cultura.”

Em novembro, 560.732 turistas internacionais desembarcaram no Brasil, um crescimento de 11,2% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi o segundo melhor desempenho histórico para novembro, atrás apenas de 2015, quando 573 mil visitantes foram registrados.

Brasil: Portas de entrada e estratégias de expansão

São Paulo foi o principal ponto de entrada de turistas, com mais de 2 milhões de chegadas até novembro. O Rio de Janeiro ficou em segundo, com 1,352 milhão de visitantes. Os aeroportos internacionais de Guarulhos e Galeão continuam sendo fundamentais na conectividade internacional.

Os argentinos lideraram o volume de turistas, com 1,711 milhão de visitantes, seguidos por americanos (640.579) e pelos vizinhos Chile, Paraguai e Uruguai, que juntos somaram 1,331 milhão.

Para 2025, o Governo Federal lançará uma nova edição do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (Pati), com foco inicial no Nordeste. A iniciativa promete criar 500 mil novos assentos em voos internacionais e fortalecer o turismo nacional.