A Azul fechou 2024 com a incorporação de 20 novas aeronaves à sua frota, consolidando-se como a maior companhia aérea em número de voos e destinos no Brasil. O número representa um crescimento de 82% em relação a 2023, quando a empresa recebeu 11 aeronaves.

Entre as novidades do ano, destacam-se os quatro Embraer E2, que chegaram no final de dezembro, consolidando a frota mais jovem do Brasil, com idade média de apenas sete anos. Somente em dezembro, a companhia bateu o recorde de seis entregas em um único mês, todas direto das fábricas.

“Cada aeronave que chega nos ajuda a ofertar mais assentos, aumentar frequências de rotas com demandas e incrementar a nossa malha com novos destinos. Além disso, com a chegada de aeronave novas, reduzimos a idade média da nossa frota, que hoje já é a mais jovem do país, com 7 anos, em média”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.

Frota diversificada e sustentável na Azul

Em 2024, a Azul expandiu sua frota com 11 Embraer E2, dois Airbus A320, um ATR 72-600, além de quatro Airbus A330 (widebody) e dois Airbus A321 cargueiros. A empresa também enfatizou o impacto positivo das aeronaves de nova geração, como o Embraer E2, no plano de descarbonização.

“É importante reforçar que, além de atender a demanda crescente, a chegada de aeronaves de segunda geração é importante para o nosso plano de descarbonização. Por exemplo, o Embraer E2 tem um consumo de combustível 20% menor que o modelo anterior. Isso ajuda a reduzir custos e ter uma operação sustentável e mais eficiente”, reforça Rodgerson.

Com investimentos em equipamentos modernos, a Azul não apenas aumenta sua capacidade de atender ao crescimento da demanda, mas também avança em eficiência operacional e sustentabilidade, fortalecendo sua posição de destaque no setor aéreo brasileiro.