Após sucessivos atrasos, o monotrilho que ligará a Linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos inicia sua pré-operação neste mês de janeiro. O sistema, também conhecido como aeromóvel, será movido a ar comprimido e promete oferecer uma alternativa rápida e sustentável para o transporte no local.

Com 2,7 quilômetros de extensão e quatro estações, o monotrilho foi desenvolvido pela Aerom e está sob supervisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A estrutura tem capacidade para transportar até 2 mil passageiros por hora, reduzindo o tempo total entre espera e deslocamento para apenas seis minutos. O custo para o usuário será o valor da tarifa convencional do trem, atualmente fixada em R$ 5,20.

Expectativa pela operação oficial em Guarulhos

Embora o início da pré-operação seja um avanço, ainda não há uma data definida para a inauguração oficial do serviço. Isso se deve a atrasos tanto na construção quanto no processo de certificação do sistema. Mesmo assim, a promessa de substituir os ônibus atualmente utilizados entre a estação e os terminais anima os usuários e reforça a importância da infraestrutura para o turismo e a mobilidade urbana.

A implementação do monotrilho é vista como um marco para melhorar a experiência de passageiros que utilizam o aeroporto, conectando-o diretamente à rede ferroviária metropolitana. A sustentabilidade também é um destaque, já que o sistema utiliza ar comprimido como fonte de energia, minimizando o impacto ambiental.

Com essa inovação, Guarulhos dá mais um passo para consolidar sua posição como um dos principais hubs aéreos da América Latina, promovendo integração entre diferentes modais e atendendo à crescente demanda do setor.