São Paulo (SP) – Nesta quarta-feira (08), o São Paulo Convention & Visitors Bureau realizou o evento “Em Dia com a Agenda de Eventos do Estado de São Paulo”, reunindo parceiros importantes do setor de Turismo para compartilhar novidades e perspectivas para 2025. A abertura foi feita por Roberto Lucena, secretário estadual de Turismo de São Paulo, com coordenação e apresentação de Toni Sando, presidente executivo da instituição.

Iniciando a apresentação, Sando apresentou a diretoria eleita para a gestão 25/26 do Visite São Paulo e falou que a perspectiva para 2025 é ter mais de 6 mil eventos no Estado, entre congressos, eventos esportivos, feiras, festividades, entre outros. Shows e festivais tem a expectativa de ter mais eventos, somando mais de 3 mil festas.

São Paulo

Toni Sando durante apresentação nesta quarta-feira (08). Foto: Gregory Grigoragi

“É importante destacar que, só no ano passado, tivemos 6 mil eventos cadastrados. Estamos separando o que é congresso, evento esportivo, feira, festividade gastronômica ou show. A tendência de São Paulo é muito interessante, pois a cidade tem se posicionado cada vez mais como um destino de entretenimento. Enquanto os eventos corporativos e associativos mantêm seu ritmo, os novos formatos que chegam à cidade abrem uma camada de oportunidades para que todos possam aproveitar melhor”, afirmou Sando.

No evento, Fernando Guinato Filho foi confirmado como presidente do Conselho de Administração do Visite São Paulo para a gestão 2025/2026. José João da Silva, bicampeão da São Silvestre e organizador da Corrida do Aniversário de São Paulo & Troféu Cidade de São Paulo Drogasil, compartilhou sua trajetória e destacou os preparativos para a corrida, que acontecerá no dia 25 de janeiro, em celebração aos 471 anos da capital paulista.

Fernanda Ascar, diretora de Turismo da SPTuris, apresentou as expectativas para eventos estratégicos em 2025, com projeção de 64 iniciativas, incluindo 29 feiras de negócios na capital. “Hoje, temos uma Secretaria Municipal de Turismo que define as políticas para a cidade, enquanto a SPTuris atua como braço direito na execução dessas diretrizes. Produzimos mais de dois mil eventos por ano, alinhados às políticas de turismo”, destacou.

Luciana Leite, secretária executiva de Turismo de São Paulo, ressaltou a relevância econômica do setor para o Estado, que representa cerca de 10% do PIB paulista e cresceu 5% em 2024. O ano fechou com quase 50 milhões de turistas, sendo 47 milhões brasileiros e 2 milhões estrangeiros. Além disso, o Turismo gerou 45 mil novos empregos formais no Estado, consolidando São Paulo como o maior emissor e receptor de turistas no Brasil.