Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo ao Green Destinations Stories Awards 2024. Fernando de Noronha (PE), Penha (SC) e São Miguel do Gostoso (RN) destacam-se entre os candidatos e esperam conquistar o voto do público e do júri técnico. A votação popular para o prêmio People’s Choice Award está aberta até 24 de janeiro e pode ser acessada pelo site oficial da premiação.

Além do prêmio popular, os finalistas disputam o título Good Practice Story, concedido pelo júri especializado em seis categorias. Desde 2014, o Green Destinations Top 100 Stories reconhece destinos que implementam soluções inovadoras em gestão turística, com ênfase em preservação ambiental, inclusão social e educação.

Os vencedores serão anunciados durante a ITB Berlim, um dos maiores eventos de turismo do mundo, que ocorre anualmente na Alemanha. Todos os destinos participantes são avaliados conforme os critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Em 2024, o Brasil conta com representantes de cinco estados: Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. Entre os destinos estão Sirinhaém, Fernando de Noronha e Santa Cruz (PE); Penha, Bombinhas e Rota do Enxaimel (SC); Bodoquena (MS); Barão de Cocais (MG); e São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul (RN).

A Green Destinations, responsável pelo prêmio, atua desde 2014 apoiando destinos e empresas na adoção de práticas responsáveis, fornecendo certificações e ferramentas de suporte. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto DEL, que promove o turismo sustentável em todo o país.

Para participar da votação e contribuir para que o turismo sustentável do Brasil seja reconhecido internacionalmente, acesse o site oficial do Green Destinations Awards e escolha seu destino favorito.