Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) revelou que 61% dos brasileiros realizam pelo menos uma viagem de lazer por ano. O estudo, conduzido pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, aponta que 33% viajam uma vez ao ano, enquanto 22% fazem de duas a três viagens, e 6% se deslocam quatro vezes ou mais.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o cenário é promissor. “Mais brasileiros estão conseguindo viajar, muitos deles mais de uma vez por ano. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que o brasileiro consegue planejar viagens com mais tranquilidade, investindo em seu bem-estar pessoal”, avaliou.

Entre os fatores que influenciam a escolha de destinos nacionais, 23% dos entrevistados priorizam belezas naturais, 16% optam por custos mais baixos, e outros buscam reencontros com familiares e amigos. Salvador, Florianópolis, Amazônia e Rio de Janeiro figuram entre os destinos preferidos.

As praias continuam como as atrações favoritas, conquistando 53% da preferência, seguidas por natureza e ecoturismo (29%). Atrações culturais, históricas, ligadas à saúde e bem-estar aparecem empatadas, com 16%. Já o turismo religioso e a gastronomia atraem 12% cada.

A pesquisa também destacou os principais custos de viagem. Alimentação, hospedagem e transporte aéreo lideram as despesas, sendo que 22% apontam o transporte aéreo como o maior gasto. Entretanto, a alimentação se sobressai ao combinar os dois principais fatores, representando 38% dos custos.

Quando questionados sobre um prêmio para viagens, 63% dos brasileiros escolheriam destinos nacionais. O interesse por explorar o Brasil é maior entre moradores do Norte e Centro-Oeste (71%), pessoas de 41 a 49 anos (72%) ou acima de 60 anos (75%).

As redes sociais também influenciam o planejamento de viagens, com 47% dos entrevistados usando plataformas como Instagram, Facebook e TikTok para informações. A pesquisa foi realizada entre 14 e 28 de outubro de 2024, com 5.542 entrevistas em todo o Brasil.