À medida que a temporada de viagens de 2025 se aproxima, muitos começam a planejar e reservar as viagens dos sonhos para o ano. De passeios em família a aventuras individuais, viajar é geralmente um dos maiores desejos de todos. No entanto, com a empolgação, às vezes nos esquecemos de “apertar os cintos” nesses planos de viagem por não termos a proteção de viagem correta, em especial sobre bagagem. Em um mundo em que se passa por cada vez mais interrupções e eventos inesperados, a proteção certa pode proporcionar férias sem estresse.

Insights recentes dos dados do Customer Lab da Allianz Partners revelam que muitos viajantes se preocupam com os riscos potenciais que acompanham as viagens. Mais da metade (51,3%) se preocupa com roubo, perda ou dano da bagagem, enquanto quase metade (48,7%) está preocupada com possíveis problemas de saúde no exterior. Ao mesmo tempo, 48,1% dos viajantes estão buscando ativamente um seguro de viagem que cubra cancelamento, refletindo uma demanda crescente por flexibilidade e proteção contra interrupções. Vale dizer que a Gol e a Latam alteraram suas políticas de bagagem.

Para ajudar os viajantes a se prepararem para 2025 com confiança, a equipe da Allianz Partners aponta as cinco principais considerações para que os turistas encontrem a proteção mais adequada para cada situação e tipo de viagem:

1 – Muito além do reembolso

A proteção de viagem oferece muito mais do que uma compensação financeira no caso de algo dar errado – há serviços que você pode usar durante as férias. De um verificador digital de sintomas a aconselhamento de telemedicina e uma linha direta 24 horas por dia, sete dias por semana, você pode relaxar sabendo que a assistência está ao seu alcance se precisar.

A maioria das apólices de seguro vem com benefícios que incluem assistência digital de viagem, reclamações digitais e uma linha direta 24 horas por dia, sete dias por semana, juntamente com benefícios exclusivos, como acesso a lounges, alertas de segurança e proteção, notificação de alerta de voo, armazenamento conveniente de documentos de viagem, acesso a serviços de teleconsulta e muito mais quando necessário, a qualquer hora, em qualquer lugar, na palma da mão.

2 – Avalie seus objetos de valor

Fazer as malas para uma viagem geralmente envolve levar itens essenciais e até valiosos  na bagagem, de laptops a joias. Certifique-se de que sua proteção de viagem cubra adequadamente esses pertences. Se estiver viajando com bens particularmente caros na bagagem, pode ser necessária uma cobertura adicional. Essa simples consideração ajudará a relaxar e aproveitar suas férias, sabendo que seus itens mais valiosos têm uma camada extra de proteção.

3 – Faça um exame de saúde

Emergências médicas podem acontecer com qualquer pessoa a qualquer momento, o que torna a cobertura médica correta essencial para lhe dar a tranquilidade de que, se algo acontecer, você estará protegido. As apólices variam muito, portanto, certifique-se de verificar se sua condição médica preexistente está coberta – seja algo sério, como um problema cardíaco, ou algo aparentemente menor, como alergias – é bom saber com antecedência.

4 – Considere antes de cancelar

Circunstâncias imprevistas podem atrapalhar até mesmo os planos mais bem elaborados, e a proteção de viagem pode oferecer segurança financeira contra cancelamentos. No entanto, isso normalmente se aplica apenas a cenários específicos. Eventos inesperados, como morte na família ou doença pessoal, geralmente são cobertos, mas mudanças espontâneas, como a decisão de trocar de destino por causa da neve, por exemplo, não se qualificam. Da mesma forma, eventos como desastres naturais geralmente só são cobertos em condições específicas.

5 – Seja capaz de explicar seu pedido de indenização

Se algo der errado durante a sua viagem, ter a documentação adequada é fundamental para que o pedido de indenização do seguro seja bem-sucedido. As evidências são fundamentais. Isso pode incluir a obtenção de um boletim de ocorrência policial em caso de roubo, a confirmação da companhia aérea em caso de interrupções de voo ou a obtenção de um atestado médico em caso de problemas de saúde. Estar preparado e agir prontamente para reunir a documentação necessária o ajudará a evitar atrasos e complicações ao enviar seu pedido de indenização, garantindo uma resolução mais tranquila.

Para obter mais informações, acesse o site da Allianz Partners.