Milton Sergio Sanches, pioneiro na operação de cruzeiros marítimos no Brasil e fundador da Brazilian Cruise Representation (BCR), faleceu no último dia 15 de janeiro, aos 78 anos, em São Paulo. Com quase quatro décadas dedicadas ao setor, Sanches foi responsável por transformar o mercado de cruzeiros no país, abrindo portas para novas rotas e fomentando o turismo nacional e internacional.

Sanches iniciou sua trajetória como diretor-executivo da Mappin Turismo, onde começou a esboçar a ideia de trazer cruzeiros para a costa brasileira. Em entrevista ao Brasilturis Jornal em 2020, ele revelou seu sonho de replicar o sucesso dos cruzeiros do Caribe e da Europa no Brasil. “Desde 1988, eu comecei a desenvolver e estudar projetos em conjunto com algumas operadoras do mercado nesse sentido”, afirmou.

Apesar dos desafios impostos pela legislação brasileira, que na época proibia operações de cabotagem por navios de bandeira estrangeira, Sanches persistiu. Sua determinação culminou na histórica operação do navio Funchal, autorizado excepcionalmente pelo então presidente Fernando Collor de Mello. A estreia ocorreu em 1990, com roteiros que incluíam Recife, Maceió e Fernando de Noronha.

A BCR, fundada por Sanches após a saída da Mappin, consolidou-se como a pioneira no segmento de cruzeiros de cabotagem no Brasil. Além do Funchal, a empresa trouxe ao país navios como o Princess Danae e o Vasco da Gama, além de lançar destinos inéditos, como Parintins na Amazônia e Morro de São Paulo no Nordeste.

“Fomos os únicos a lançar a maioria dos destinos de cruzeiro do Brasil”, destacou Sanches. Ele também lembrou os desafios logísticos, como a falta de portos preparados para receber navios. “A costa brasileira é muito grande, são 8500 km de litoral. Mas são poucos os lugares em que você tem abrigo e um porto para o navio atracar”, explicou.

Na década de 2000, Sanches foi convidado por Guilherme Paulus para estruturar o departamento de cruzeiros marítimos da CVC, onde novamente inovou ao operar temporadas robustas, chegando a liderar o mercado por vários anos.

Embora tenha relançado a BCR em 2013, a operação enfrentou dificuldades e foi encerrada. Sanches ainda tentou outros projetos, como a Pampa Cruises, mas esbarrou em obstáculos logísticos.

É possível assistir a entrevista com Milton Sanches no Youtube do Brasilturis Jornal.