O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), tornou-se o primeiro no Brasil a adotar um sistema completo de embarque biométrico e automatizado, revolucionando a experiência dos passageiros e tripulantes. A nova tecnologia, que elimina a necessidade de documentos físicos em processos como acesso às áreas restritas e embarque em aeronaves, foi implementada pela Sita, líder global em soluções para o transporte aéreo, em parceria com a Digicon e o Serpro.
Ao todo, foram instalados 11 equipamentos biométricos (e-Gates), sendo sete destinados ao acesso às áreas restritas e quatro distribuídos pelas salas de embarque nacionais e internacionais. “Essa solução traz para o Brasil o que há de mais moderno atualmente e permitirá a adoção de políticas nacionais de uso amplo da biometria, agilizando o embarque e reduzindo filas no acesso ao raio-x e à aeronave”, destacou Marco Beme, diretor de Operações de Viracopos.
A utilização dos e-Gates ocorrerá de maneira gradativa, com os passageiros podendo optar entre o fluxo manual ou biométrico. Para quem escolher a biometria, o processo será ativado já no check-in, realizado via aplicativo da companhia aérea, e os dados ficarão válidos por cinco anos. A companhia aérea Gol será a pioneira na operação do sistema, enquanto a Azul prevê adoção em 2025.
O projeto de modernização inclui planos futuros, como o auto despacho de bagagens por meio de biometria, viabilizado pelo Sita Smart Path Bag Drop. Além disso, o uso da tecnologia poderá ser ampliado para serviços como acesso às salas VIP e compras no Duty Free.
Para Guilherme Dalto, gerente de Sistemas e TI de Viracopos, a iniciativa representa “um marco na modernização do embarque doméstico e internacional”. Shawn Gregor, presidente das Américas da Sita, reforçou que “Viracopos está liderando o caminho para modernizar as operações aeroportuárias e posicionar o Brasil como líder em inovação digital de viagens aéreas”.
O superintendente do Serpro, Brenno Bello Sampaio, destacou que o Embarque + Seguro, sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela empresa, valida a identidade dos viajantes a partir de selfies capturadas no check-in. “Essa inovação reflete a evolução do setor aéreo e a capacidade de responder aos desafios do futuro com inteligência, segurança e eficiência”, acrescentou.
Com resultados promissores em testes iniciais e tecnologias complementares já implementadas, como o rastreamento de bagagens Sita BagMessage, o Aeroporto de Viracopos consolida sua posição como referência em inovação no transporte aéreo, trazendo mais agilidade e segurança para todos os envolvidos na aviação civil.
Agenda