BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Viracopos inova com embarque biométrico no Brasil

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), tornou-se o primeiro no Brasil a adotar um sistema completo de embarque biométrico e automatizado, revolucionando a experiência dos passageiros e tripulantes. A nova tecnologia, que elimina a necessidade de documentos físicos em processos como acesso às áreas restritas e embarque em aeronaves, foi implementada pela Sita, líder global em soluções para o transporte aéreo, em parceria com a Digicon e o Serpro.

Ao todo, foram instalados 11 equipamentos biométricos (e-Gates), sendo sete destinados ao acesso às áreas restritas e quatro distribuídos pelas salas de embarque nacionais e internacionais. “Essa solução traz para o Brasil o que há de mais moderno atualmente e permitirá a adoção de políticas nacionais de uso amplo da biometria, agilizando o embarque e reduzindo filas no acesso ao raio-x e à aeronave”, destacou Marco Beme, diretor de Operações de Viracopos.

A utilização dos e-Gates ocorrerá de maneira gradativa, com os passageiros podendo optar entre o fluxo manual ou biométrico. Para quem escolher a biometria, o processo será ativado já no check-in, realizado via aplicativo da companhia aérea, e os dados ficarão válidos por cinco anos. A companhia aérea Gol será a pioneira na operação do sistema, enquanto a Azul prevê adoção em 2025.

O projeto de modernização inclui planos futuros, como o auto despacho de bagagens por meio de biometria, viabilizado pelo Sita Smart Path Bag Drop. Além disso, o uso da tecnologia poderá ser ampliado para serviços como acesso às salas VIP e compras no Duty Free.

Para Guilherme Dalto, gerente de Sistemas e TI de Viracopos, a iniciativa representa “um marco na modernização do embarque doméstico e internacional”. Shawn Gregor, presidente das Américas da Sita, reforçou que “Viracopos está liderando o caminho para modernizar as operações aeroportuárias e posicionar o Brasil como líder em inovação digital de viagens aéreas”.

O superintendente do Serpro, Brenno Bello Sampaio, destacou que o Embarque + Seguro, sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela empresa, valida a identidade dos viajantes a partir de selfies capturadas no check-in. “Essa inovação reflete a evolução do setor aéreo e a capacidade de responder aos desafios do futuro com inteligência, segurança e eficiência”, acrescentou.

Com resultados promissores em testes iniciais e tecnologias complementares já implementadas, como o rastreamento de bagagens Sita BagMessage, o Aeroporto de Viracopos consolida sua posição como referência em inovação no transporte aéreo, trazendo mais agilidade e segurança para todos os envolvidos na aviação civil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Allianz Parque Tour atrai turistas após...

Passeio por bastidores da arena ganha força com férias e a Copa do Mundo de Clubes, oferecendo experiência completa a todas as idades

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Praia Grande vai ganhar terminal de...

Projeto de Praia Grande inclui VLT subterrâneo para acesso ao Litoral Plaza e capacidade para até 12 mil passageiros por escala

Nannai promove jantares exclusivos com chefs...

O projeto Nannai Harmoniza, que reúne grandes nomes da...

Air Canada retoma voos para Lima...

Malha da Air Canada inclui 55 voos diários para 52 destinos e mais de 80 mil assentos semanais na América Latina e Caribe no inverno 2025-26

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS